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a-z crono
Graduação Design

Save.My.Trip

“Save.My.Trip” trata-se de uma rede social que se propõe a auxiliar o turista e suas demandas em uma viagem, conectando os moradores da região e os estrangeiros. O projeto desenvolveu-se a partir de pesquisas de campo em locais que fazem parte da rotina do turista como aeroportos e entrevistas com os próprios turistas e guias de turismo, de forma a filtrar o que deve ou não ser feito no momento de projetar o serviço. Inicialmente como um site para computador, “Save.My.Trip” denomina os usuários que disponibilizam ajuda como “anjos” e os que recebem, “viajantes”. Ao final do projeto, o website se transforma em um aplicativo para celular, sem perder o vínculo colaborativo como sua principal característica. Esse trabalho visa oferecer ao turista uma alternativa às demandas de naturezas diversas, decorrentes de situações de viagens.

2012
Jaqueline Monteiro Cerdeiro
PPDESDI Doutorado

Scientific production in postgraduate programmes in design in Brazil

O objetivo desta tese é apresentar o estado da arte da produção científica gerada pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Design no Brasil, tendo como base a Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de 2013 a 2016. Nesta pesquisa, entende-se produção científica por artigos publicados em periódicos, trabalhos em anais, livros, capítulos de livros, teses e dissertações. Para esta definição são considerados os critérios da CAPES, responsável pela avaliação da pós-graduação stricto sensu brasileira. O problema central que motiva a elaboração desta pesquisa é o isolamento observado entre esses programas, independentes, dispostos em forma de arquipélago . Isso tem resultado em fragmentação e umbilicalismo da produção científica, com baixa aplicabilidade das pesquisas e, por fim, dificuldade de internacionalização do campo científico do Design. Isso posto, define-se a hipótese desta pesquisa: a consolidação da produção científica em Design no Brasil depende das relações científicas internas e externas dos programas de pós-graduação stricto sensu do campo, sendo essas relações impulsionadas pelos coordenadores, pelos docentes, discentes e também egressos. Para a elaboração desta pesquisa, a metodologia foi dividida em três etapas complementares: levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas. Com o intuito de contextualizar a pós-graduação como campo científico e estudar a variável independente da hipótese, utilizou-se como referência central a obra de Pierre Bourdieu, sobretudo em sua Teoria do Campo. Durante a pesquisa documental, realizou-se uma revisão sistemática de artigos dos anais das edições de 2014 e 2016 do 11º e 12º P&D Design. Em seguida, foram coletados, tabulados e analisados os dados da produção científica dos programas de pós-graduação stricto sensu em Design na Plataforma Sucupira da CAPES, referentes à avaliação quadrienal (2013-2016). Nesta tese, apresenta-se os resultados da produção de teses e dissertações no período. Por fim, como parte da pesquisa de campo desta tese e com o objetivo de realizar uma análise qualitativa, optou-se por entrevistar coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu em Design e coordenadores da CAPES para a área de avaliação Arquitetura, Urbanismo e Design.

29 mar 2019
Patricia Borba Werner
Graduação Design

Semiologia da comunicação visual : trabalho prático e teórico

Tese (hoje TCC) para a diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial (1970). Consiste na análise da semiologia da comunicação visual, abordando conceitos como código, signo, palavra e metalinguagem.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1971
Vários responsáveis
Rosa Maria Mello da Matta
José Guilherme Corrêa Pinto
Graduação Design

Ser Pole Dancer: Cartazes para uma Prática Empoderadora

2021
Giulia Resende Marques
PPDESDI Mestrado

Service design and lean thinking: innovation in primary health care public service

O Brasil possui atualmente um dos mais complexos sistemas de saúde pública e gratuita do mundo, atuando desde atendimentos simples e a entrega de medicamentos, até cirurgias de doação de órgãos e outros procedimentos complexos. Neste contexto difícil e abrangente de um serviço, o país vive uma profunda crise que atualmente está aumentando a desigualdade social, além de colocar em risco serviços básicos, como o caso da saúde. Para buscar uma alternativa que possa ajudar a superar este quadro e pensar sobre o futuro da saúde pública, garantindo ao mesmo tempo um serviço de qualidade, foram buscados conceitos em design de serviços e pensamento enxuto para a redução de perdas e conscientização de todos os stakeholders. Através de um estudo de caso múltiplo entre uma unidade básica de saúde no Brasil e uma em Portugal a investigação utilizou da aplicação de entrevistas, testes de usabilidade, levantamento bibliográfico e outros recursos para ter uma visão da utilização destas técnicas e comparar o desenvolvimento de cada unidade e o uso da tecnologia com seus usuários. Com este levantamento, o presente trabalho apresenta recomendações para o aprimoramento da ferramenta blueprint com a integração de conceitos do pensamento enxuto, sendo capaz de melhorar os serviços de uma clínica da família e a sua atuação na atenção primária, de forma contínua e interativa, buscando criar um sistema que possa incentivar e educar sobre os cuidados de saúde, além de ajudar a instruir os funcionários para o melhor aproveitamento de recursos e eliminação de desperdícios.

30 mar 2020
Renato Braga de Andrade
PPDESDI Mestrado

Service Design as a Tool for Diagnosing and Redesigning Public Services

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a utilização de métodos e técnicas de Design de Serviços como ferramenta de avaliação da qualidade dos serviços públicos, no contexto do alinhamento da oferta de serviços com a política pública à qual está vinculada, fornecendo subsídios para seu redesenho.

Eduardo Derbli de Carvalho Baptista
PPDESDI Doutorado

Service Design for Online Museum Education: aproaching museums, science centers, their visitors and the scientific community

A popularização da Internet e dos dispositivos com Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade contemporânea impulsionou a criação e adaptação de diferentes serviços para o formato online. Museus e centros de ciência, diante da pandemia da COVID-19, se viram ainda mais compelidos a realizar suas ações através de tecnologias digitais em rede, como forma de continuar dialogando com o público durante o período em que estiveram fechados para visitação; apesar das discussões sobre o uso desses meios existirem desde o início da expansão da Internet. Diante da emergência dessa atuação em 2020, museus e centros de ciência efetuaram diferentes esforços e iniciativas, que evidenciaram desafios e limitações, mas também revelaram oportunidades de aproximação com seus visitantes. Essa dinâmica faz parte de uma nova modalidade, a Educação Museal Online, proposta por pesquisadores brasileiros, e discutida por iniciativas que reúnem estudiosos de museus da Europa e dos Estados Unidos. Contudo, a reabertura dos museus e centros de ciência desacelerou a atuação nas mídias digitais em muitos desses espaços, já que a sua rápida adoção foi circunstancial, não fazendo parte de um projeto dos serviços online e remotos para uma atuação dos museus e centros de ciência, simultâneo às suas atividades presenciais. O design de serviços é uma abordagem multidisciplinar, que integra métodos e ferramentas originários de outras áreas, como administração e marketing, e busca criar e otimizar serviços de modo a oferecer experiências de qualidade para os clientes, considerando elementos tangíveis e intangíveis que fazem parte daquilo que está sendo oferecido. Esse recente campo que se concentra em projetar processos, infraestrutura física e digital e as características para as interações entre clientes e organizações, pode também contribuir para o desenvolvimento de ambientes online multiusuários para Educação Museal Online. Esta pesquisa aborda como o design de serviços pode contribuir para o redesenho dos serviços de museus e centros de ciência para o formato online, remoto e/ou híbrido, identificando um conjunto de características e orientações projetuais que promovam oportunidades de diálogo e interação entre visitantes, equipe do museu, cientistas e pesquisadores, atendendo às suas necessidades e também suas restrições e fortalecendo a função educativa e comunicativa dos museus e centros de ciência nas mídias digitais.

Renata Zappelli Marzullo
PPDESDI Mestrado

Service Design: a study on innovation in characteristics and competencies of process for value co-creation

O setor de serviços tem causado impacto positivo na economia dos países nos últimos anos. Esse fato vem aumentando a importância de disciplinas como o Design de Serviços, que favorecem a tomada de decisões mais acertadas sob o ponto de vista do provedor e do consumidor de um serviço. Esta pesquisa tem uma abordagem técnica no Design de Serviços através da proposição de uma metodologia que aborda os conceitos de fluxogramas de processos e inovação de serviços pelo ponto de vista da área econômica. Inicialmente foram escolhidos os fundamentos teóricos que entendem os serviços por meio de uma representação visual de uma sequência complexa de eventos coproduzidos entre consumidor e provedor. Através dessa revisão teórica, percebeu-se que o digrama PCN de Sampson (2015) é um dos mais recentes avanços na área de fluxogramas para serviços. Em seguida, na literatura de inovação em serviços, encontrou-se um modelo, proposto por Gallouj & Weinstein (1997), baseado em características e competências de um serviço, ditas como relevantes para produzir melhorias para qualquer serviço. Percebeu-se, então, que os modelos podem ser complementares sob o ponto de vista da inovação gerada, não nascendo somente pela alteração de atividades já mapeadas, mas também pelos recursos físicos e tácitos inerentes ao processo executados ao longo do serviço. Com isso, através de uma pesquisa qualitativa, é proposta uma metodologia baseada nas teorias citadas e posta em prática em dois estudos empíricos em organizações distintas: uma academia de musculação e um bar-restaurante. Conclui-se que a metodologia simplifica a complexidade cognitiva de um processo e reduz ao máximo as lacunas entre o trabalho real e o trabalho planejado executado, integrando as visões das partes interessadas e ressaltando o impacto que o conjunto de características de um processo têm sobre a estrutura e expressão das atividades que constituem um serviço.

13 jun 2018
Alan Felismino
Graduação Design

Similares: jogo como auxiliar pedagógico à cidadania

"Similares" é um jogo de tabuleiro paradidático que visa a educar crianças a partir de 4 anos de idade sobre a vida em cidadania. Este trabalho analisa a função e funcionamento de jogos na educação infantil por meio do estudo de teorias e descobrimentos de pesquisadores da área e vê como implementa-los para desenvolver a ideia de cidadania em uma forma compreensível para a faixa etária em questão. Também são usados conhecimentos do design de produto e comunicação para a criação de um produto seguro e compreensível para crianças.

2015
Karina de Oliveira Ribeiro
Graduação Design

Sinalização rodoviária vertical : o sinal de indicação

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1979) versa sobre sistema de sinalização vertical em rodovias. Consiste na apresentação de sinalizações de trânsito, sinais de indicação, visibilidade, legibilidade, além da proposta de um sistema de sinalização vertical.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1979
Izabel Maria de Oliveira
Graduação Design

Sinalizazoo: uma nova sinalização para o Zoológico do Rio de Janeiro

O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, o mais antigo do Brasil, apresenta algumas deficiências em relação à sua infraestrutura, sobretudo no que se refere ao seu sistema de sinalização. Ao redesenhar as principais placas que compõem esse sistema, buscou-se chegar a um projeto simples e discreto em sua apresentação, mas eficiente em seus principais objetivos, guiar e informar o usuário em uma visita ao zoológico.

2014
Larissa Pinho Amaral
Graduação Design

Sistema construtivo modulado

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1974) versa sobre projetar uma habitação de serviço, vinculado ao setor de prestação de serviços a comunidade.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974
Vários responsáveis
Jayme Voloch
Arnaldo Antunes Maciel Leal Medeiros
Graduação Design

Sistema de deslocamento para paraplégicos

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1974). O TCC explora o redesenho das cadeiras de rodas para melhorar a mobilidade e a segurança dos usuários, abordando as limitações das soluções atuais e focando nas necessidades específicas dos paraplégicos.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974
Vários responsáveis
Celso Meirelles de Oliveira Santos
Frank Anthony Barral Dodd
Graduação Design

Sistema de glifos para informação e orientação de campings

O presente trabalho teve como objetivo inicial a organização de um sistema de informação e orientação turística para campings. À medida que a pesquisa avançou, tornou-se evidente a necessidade de considerar a comunicação em nível internacional devido às barreiras linguísticas. A solução proposta envolveu a criação de um conjunto de pictogramas capazes de transmitir informações sem o uso de palavras. A vantagem desse sistema é que o público-alvo, composto por campistas de diferentes países, já compartilha um repertório comum de atividades e necessidades. Atualmente, existem cerca de 5000 línguas e dialetos no mundo, com a comunicação entre muitos deles sendo difícil ou impossível. Assim, estabelecer uma linguagem internacional visual se mostrou viável, com precedentes em tentativas históricas como o Esperanto, Interlingua, Ido, e Volapük, além de outras linguagens artificiais. O trabalho culmina na proposta de um sistema de glifos que facilitaria a comunicação entre campistas de diferentes nacionalidades, reforçando a importância de uma linguagem universal e eficiente para ambientes de acampamento.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974
Lincoln Tosta Nogueira
Graduação Design

Sistema de recipientes

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) versa sobre projetar uma série de recipientes: mantegueira, açucareiro ,leiteira ,bule de chá ,cafeteira ,jarra d'água com uma unificação dos tamanhos para produção industrial.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1969
Henrique Lage Colasanti
Graduação Design

Sistema de sinalização horizontal para indústria

Tese (hoje TCC) para a diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial (1972). Consiste na análise da semiótica, dos tipos de processamentos industriais e do uso da cor na segurança industrial. Posteriormente desenvolve uma proposta de Norma de Cor para segurança do trabalho e, por fim, apresenta um sistema de sinalização horizontal para a indústria.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972
Glaucio de Oliveira Campello
Graduação Design

Sistema de sinalização noturna de segurança : sinaleira luminosa de informação preventiva

Tese (hoje TCC) para diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1974) analisa a falta de um dispositivo na sinalização noturna nas vias urbanas. A tese também investiga as diferentes barreiras existentes e definições dos sinais de trânsito. Por fim, o projeto tem como produto final o desenvolvimento de um instrumento para iluminação das vias.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974
Gracia Maria Carvalho Silva
Graduação Design

Sistema informativo para auxílio na implantação da coleta seletiva em estruturas de habilitação urbanas

Este projeto propõe tornar-se um facilitador da implantação da coleta seletiva adaptada à estrutura de habitação da cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, ele difundirá as informações e motivações necessárias para que a coleta possa ser implantada por meio de um sistema de peças gráficas informativas. Este sistema é baseado em um infográfico, para exposição nas áreas comuns de prédios e condomínios, e cartilhas voltada para cada personagem desse processo: moradores, funcionários dos prédios e síndicos.

2010
Cynthia Santiago Barbosa Bravo
Graduação Design

Sistema informativo para orientação dos usuários em terminais de passageiros de aeroportos

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1974) versa sobre um sistema informativo para orientação dos usuários em terminais de passageiros de aeroportos. Inicia analisando aspectos do tráfego aéreo e em seguida propõe um sistema informativo.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974
Atsuhiko Hiratsuka
Graduação Design

Sistema orientador da circulação de pessoas no interior de empresas e edifícios comerciais

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial se propõe a resolver o problema de orientação visual de pessoas a locais de seus interesses. O trabalho tem como objetivo um tratamento gráfico correspondente a informação no local programado.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972
Vários responsáveis
Lia Monica Rossi
Paulo Milton de Alencar Barreira
Graduação Design

Sistema para arquivar diapositivos de 36 mm

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1973) aborda coleta de dados, pesquisa de material, análise de sistema de informação, processo de moldagem para o desenvolvimento de um sistema para arquivar diapositivos de 36mm.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1973
José Arguello Vivas
Graduação Design

Sistema para implementação de escolas de vela

Este trabalho mostra o processo de criação de um projeto que tem como objetivo final criar uma estrutura que sirva de base para que sejam implementadas novas unidades de projetos náuticos e escolas de vela que se localizam em beiras de praias, rios e lagoas. Tal projeto utiliza como referência o exemplo do IRN (Instituto Rumo Náutico) - Projeto Grael.

2011
Samuel Freitas Moraes Gonçalves
Graduação Design

Sistema para mobiliário de piscina e locais similares

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema de mobiliário de alta resistência e que busca estar de acordo com as preocupações ecológicas vigentes para a utilização em espaços comuns de hotéis e resorts. Aqui é descrito todo o processo de pesquisa e desenvolvimento de um sistema que consiste em uma espreguiçadeira, caixa lateral com espaço térmico, caixa com tranca e uma segunda caixa para a armazenagem e suporte de um sombreiro especial de praia. Todo esse conjunto sendo devidamente planejado para ser construído com materiais de fácil reciclagem ou biodegradáveis.

2017
Erick Teixeira de Araujo
Graduação Design

Sistemas para exposições

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC trata da temática das exposições , especificamente dos sistemas utilizados para viabilizar esses eventos. No conteúdo é possível ver uma extensa análise sobre os aspectos que permeiam a preparação de uma mostra, como fatores ergonômicos, projetuais, de estrutura, entre outros. 

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1976
Vários responsáveis
Maria Lucia Ayres
Roberto Prates D'Aquino
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