168 itens encontrados

cartografias, copesquisas, narrativas

24 abr 2018

Software Livre e o Ensino do Design

O professor e advogado Alexandre Cantini (PUC-Rio) ministrará a palestra "Software Livre e o Ensino do Design" na sala do primeiro ano

19 abr 2018

Formas da História: Um outro olhar sobre a cidade e seus contornos

Aula inaugural do ano letivo de 2018, ministrada por Ynaê Lopes dos Santos.

09 abr 2018

Semana de Abertura do Semestre 2018: ESDI/UERJ Petrópolis

Quatro dias de atividades como palestras, oficinas e visitas guiadas no campus ESDI/UERJ Petrópolis, onde ocorre o curso de graduação Arquitetura e Urbanismo. Evento aberto ao público.

19 mar 2018

Conversa sobre risografia & zines

A Risotrip print shop co.  realizou uma conversa sobre risografia e autopublicação com George Wietor/Issue Press.

Esdi Aberta 2017: Design e (R)existência

04 dez 2017

Lançamento do livro “Histórias do Design no Brasil III”

Lançamento do 3º volume da série de livros ‘Histórias do Design no Brasil’, que, como os volumes anteriores da série, é constituído por dez textos relativos às pesquisas desenvolvidas na disciplina ‘História Social do Design no Brasil’, do Programa de Pós-graduação da FAU/USP.

30 nov 2017

Entremeios em tempos de turbulência

O seminário apresenta trabalhos a serem debatidos em dinâmicas coletivas, durante o encontro, além de promover palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas pertinentes ao viver em turbulência sob diferentes perspectivas.

29 nov 2017

Clackesdi - 3ª Mostra de curtas do Pavão

Clackesdi trouxe para a Casa Ipanema a 3ª Mostra de curtas do Pavão – um festival de cultura, design e arte, dos alunos da Esdi.

28 nov 2017

Oficina “Gambiologia com Sensores”

Atividade ministrada pelo artista, designer e curador, Fred Paulino, pretende possibilitar a experimentação com montagem e funcionamento de sensores por meio da construção de engenhocas, utilizando materiais precários e proporcionando uma prática em interações mecânicas e eletrônicas.

De 22 nov 2017 a 23 nov 2017

3º Simpósio de Pós-Graduação em Design da Esdi

O 3º Simpósio de Pós-Graduação em Design da Esdi (SPGD 2017) foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2017. Os objetivos do evento foram o registro e a divulgação das pesquisas realizadas no PPDESDI e a integração dos participantes com a comunidade acadêmica.

16 nov 2017

Mesa: Lá e Cá, conexões Brasil-Portugal

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Esdi/UERJ realizou a primeira edição do Arquitetura em Debate, onde ocorreu a mesa: Lá e Cá, conexões Brasil-Portugal. Nesta edição,  receberam o Prof. Dr. João de Souza Moraes, com a palestra “Arquitetura Tropical Lusófona”, e o Prof. Dr. Mário Márcio Santos Queiroz, com a palestra “Habitação de Interesse Social: Desafios das Cidades Contemporâneas”.

De 14 set 2017 a 14 set 2017

Aula aberta “Desafios para uma gestão democrática na educação"

As instituições de ensino superior no Brasil passam por um momento de grande dificuldade devido aos cortes orçamentários na educação pública, e o estado Rio de Janeiro vem sido afetado não só pela crise econômica e política mas também pela agenda política de desmonte das instituições públicas, especialmente das universidades.

03 jul 2017

Múltiplos: transformações indígenas na Esdi

Nos dias 03 e 04 de julho, aconteceu a segunda edição de Múltiplos, uma série de rodas de conversa organizada pelo Laboratório de Design e Antropologia (LaDA) em parceria com o Museu do Índio.

Feira Tombo

A Feira Tombo é um espaço para exposição e venda de artes gráficas, que tem como objetivo integrar estudantes e produtores locais.

Mutirão Aroeira Espaços Verdes

O Mutirão foi um evento promovido pelo laboratório de design e sustentabilidade da Esdi Espaços Verdes. A proposta foi repensar a produção e consumo de alimentos nos centros urbanos e promover encontros que transformem o espaço da horta da Esdi em uma praça de convivência, agroecologia e projetos.

Arraiá da Esdi - Esdi Aberta #UerjResiste

A segunda edição do evento ESDI ABERTA #UERJRESISTE foi em clima de festa junina. O Arraiá, que foi organizado pela Associação de Professores, ex-Alunos e Amigos da Esdi (AexDI), CAPO ESDI e Associação Atlética de Comunicação e Artes - Uerj.

27 jun 2017

Seminário Internacional Places: Designing and Belonging

A realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e as transformações urbanas decorrentes dela suscitaram e seguem suscitando inúmeras questões. A proposta do seminário foi debatê-las sob o ponto de vista do design, entre outras práticas projetuais tais como arquitetura e planejamento urbano.

30 mai 2017

II Seminário Design.Com: Articulações, Expansões, Conexões

A segunda edição do seminário Design.Com aconteceu em três dias de debate sobre as articulações do design com outros saberes, as expansões do design pela cidade e, por fim, suas conexões com outros atores.

29 mai 2017

Música e Tortura - A Política Estética da Playlist

Tratou de práticas aparentemente tão distantes quanto o uso da tortura sonora pelas forças militares dos EUA e a ubiquidade das Playlists na vida cotidiana, Thomas discutiu a instrumentalização do acústico, e analisou o que se pode chamar de uma "política da escuta".

26 mai 2017

Palestra de Silvana Rubino na ESDI

Palestra sobre "Mulheres, arquitetura e espaço doméstico"

25 mai 2017

Happy Hour Na ESDI: Design e Desenvolvimento

Foi realizada um happy hour com drinks e bate-papo na Esdi. O tema do dia foi "Design como ferramenta para o desenvolvimento econômico: o que fizemos e o que poderemos fazer como profissionais?"

20 mai 2017

Risco: a diferença no olhar

O experimento, do artista interdisciplinar Michel Groisman se baseia na ideia de segurar um lápis.

20 mai 2017

ESDIão

Evento dedicado ao ensino e à troca de conhecimento. Faz parte do Esdi Aberta #UerjResiste.

1... 4 5 6 7