--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Doutorado

A retórica na interação

Resumo

Peças digitais interativas, assim como qualquer peça de comunicação, são carregadas de retórica. Elas podem convencer usuários a comprar um produto ou contratar um serviço, a identificar-se com uma marca, a acreditar que um conteúdo é verdadeiro, a permanecer conectados por mais tempo. Podem levar usuários a preencher cadastros, clicar em botões, explorar seções, experimentar jogos. O estudo da retórica tem contemplado a persuasão exercida com palavras, imagens, objetos e peças audiovisuais. Mas como opera, na interação, a retórica? Este trabalho faz uma investigação sobre possibilidades persuasivas, a partir de duas vias de abordagem: teórica, aplicando conceitos relacionados aos apelos aristotélicos (ethos, logos e pathos), à Tríade Funcional de B. J. Fogg e à interação nas redes sociais; e empírica, através de análises da interação em peças digitais. Assim, esta pesquisa exploratória propõe uma problematização da retórica na interação, contribuindo para a ainda jovem teoria deste campo e para a prática profissional.

Resumo (Inglês)

Interactive digital pieces, as any other communication piece, are loaded with rhetoric. They can convince users to purchase a product or contract a service, to identify themselves with a brand, to believe content is accurate, to stay connected for a longer time. They can lead users into filling registration forms, clicking on buttons, exploring sections, playing games. The study of rhetoric has considered persuasion in words, images, objects and audiovisual pieces. But how does rhetoric function when it comes to interaction? This work examines rhetorical possibilities, using two approaches: theoretical, applying concepts related to Aristotelian appeals (ethos, logos and pathos), to B. J. Fogg s Functional Triad and to interaction in social networks; and empirical, with analyses of interaction in digital pieces. In such manner, this exploratory research proposes a problematization of rhetoric in interaction, in order to contribute to the still young theory of this field and to its professional practice.