Realidade virtual, narrativas e imersão: um estudo de caso acerca da experiência do usuário
Enquanto a imersão é uma preocupação recorrente na pesquisa acadêmica acerca da Realidade Virtual e suas tecnologias, percebe-se uma certa preponderância no estudo dos dispositivos tecnológicos de hardware, ou mesmo no desenvolvimento de artefatos de software em favor de interfaces mais realistas, na expectativa de produzir experiências imersivas. Isso se dá talvez pela origem desse novo campo de estudos nas ciências da computação e nas tecnologias da informação e comunicação, porém, nas últimas décadas, tem se avultado o número de publicações que apresentam outras importantes questões sobre imersão e Realidade Virtual, que não sejam relacionadas ao desenvolvimento tecnológico. Em especial nos estudos de mídia e comunicações, a Realidade Virtual vem ganhando novas conotações em vista de seu potencial como meio de comunicação com uma linguagem própria e ainda por ser explorada. Nesse contexto, a pesquisa aqui apresentada propõe um estudo de caso acerca das narrativas imersivas em Realidade Virtual, que busca experimentar uma aplicação de Realidade Virtual, elaborada exclusivamente para este trabalho, no intuito de compreender uma suposta relação da imersão do usuário em função do uso de narrativas na construção da experiência de Realidade Virtual. O estudo de caso analisa discursivamente os relatos de sete participantes, estudantes da área de tecnologia da informação e comunicação, que se voluntariaram para testar o software. Os resultados obtidos apontam potenciais benefícios do uso de narrativas em aplicações de realidade virtual como ferramentas para simulações e treinamentos industriais.
While immersion is a recurrent concern in the academic research about Virtual Reality and its technologies, is noticeable a certain preponderance in the study of the technological devices of hardware, or even in the development of software artifacts in favor of more realistic interfaces, in the expectation of producing immersive experiences. Perhaps it happens due to the origin of this new field of studies within computer science and information and communication technologies, but in the last decades there has been a great increase in the number of publications that present other important questions about immersion and Virtual Reality, which are not related to technological developments. Particularly in the field of media and communications, Virtual Reality has been gaining new connotations considering its potential as a means of communication with its own language, yet to be explored. In this context, the research presented here proposes a case study about immersive narratives in Virtual Reality, seeking to experience an application, exclusively built for this work , in order to understand a supposed relationship of user immersion as a function of the use of narratives in the construction of the experience of Virtual Reality. The case study discursively analyzes the reports of seven participants, students in the area of information and communication technology, who volunteered to test the software. The results obtained point to potential benefits of using narratives in virtual reality applications as tools for industrial simulations and training.