Aspectos do design de Miran à luz da cartografia poética
Miran, ou Oswaldo Miranda, designer gráfico, artista gráfico, diretor de arte, ilustrador, cartunista, tipógrafo, calígrafo e editor, é o profissional de criação brasileiro mais premiado no mundo. Nascido no Paraná, trabalhou em várias agências de publicidade de Curitiba para depois lançar o Jornal de Humor e o tabloide Raposa, referências importantes do mundo do design gráfico editorial brasileiro. Nesta tese, adotando o odômeta (propondo a palavra como inversão de método) cartográfico-poético, que desenvolvo baseado em conceitos de Bachelard sobre a fenomenologia da imaginação em convergência com as ideias de Kastrup, Passos e Escossia (estes, por sua vez, apoiados em Deleuze e Guattari), observo o vasto mundo de Miran e sua obra. Rastreando imagens em seus sites de internet oficiais e em seu perfil da rede social Facebook, me conecto com aquelas que, no sentido da imagem poética de Bachelard, me tocam. Em um mar imenso de informações, escolho quatro temas pertinentes à caminhada profissional miraniana de mais de cinquenta anos e discorro sobre eles em ensaios: as alusões feitas aos mestres; os motivos gráficos mais recorrentes em suas obras; seus diálogos gráficos com fotógrafos; e suas combinações de estilos de ilustração.
Miran, or Oswaldo Miranda, is graphic designer, graphic artist, art director, illustrator, cartoonist, typographer, calligrapher and editor. He is the most awarded Brazilian creative professional in the world. Born in Paraná, he worked at various advertising agencies in Curitiba and later published Jornal de Humor and Raposa, important references in the world of Brazilian graphic design. In this thesis, adopting the cartographic-poetic hódos-méta , which I develop based on concepts of Bachelard on the phenomenology of the imagination in convergence with the ideas of Kastrup, Passos and Escossia (supported by Deleuze and Guattari concepts), I observe the vast world of Miran's work. Tracking images on their official internet sites and their profile on the social network Facebook, I connect with those who, in the sense of the poetic image of Bachelard, touch me. In an immense sea of information, I choose four themes pertinent to the professional miranian more than fifty years background and I discuss them in essays: the allusions made to the masters; the most recurrent graphic motifs in their works; their graphic dialogues with photographers; and their combinations of illustration styles.