Inventariação de materiais pedagógicos acessíveis do Instituto Benjamin Constant
Centro de referência nacional na área da deficiência visual, o Instituto Benjamin Constant fabrica e distribui gratuitamente Materiais Pedagógicos Acessíveis para diversas instituições de ensino que atendam pessoas com deficiência visual; materiais que contemplam desde a educação infantil até disciplinas do ensino médio. Porém, é importante notar que além de certa burocracia na solicitação do pedido e a falta de informações detalhadas sobre o material, soma-se a isso tudo o fato de que muitos professores do Instituto também produzem diversos Materiais Didáticos Acessíveis para auxiliar as crianças no entendimento de algum conteúdo, contudo tais Materiais não são compartilhados, fabricados e muito menos distribuídos pelo próprio Instituto onde lecionam. O presente estudo tem como principal objetivo analisar e discutir alguns desses Materiais Pedagógicos Acessíveis criados e/ou utilizados por professores do Ensino Fundamental, do Instituto Benjamin Constant à luz da revisão de literatura, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Design Universal. Como conclusões da pesquisa, foram observadas que, mesmo sem conhecimento prévio, os professores do Instituto conseguiram criar objetos pedagógicos acessíveis sem se desviar muito dos sete princípios e das vinte e seis diretrizes que regem o Design Universal e que é possível criar, entre eles uma prática de inventariação dos Materiais Pedagógicos Acessíveis com o intuito de compartilha-los.
A national reference center in the field of visual impairment, Instituto Benjamin Constant manufactures and distributes Accessible Pedagogical Materials free of charge to various educational institutions that serve people with visual impairments; materials ranging from early childhood education to high school subjects. However, it is important to note that in addition to some bureaucracy in requesting the order and the lack of detailed information about the material, on top of this is the fact that many professors at the Institute also produce several Accessible Teaching Materials to help children understand some of the content, however such Materials are not shared, manufactured and much less distributed by the Institute where they teach. The main objective of this study is to analyze and discuss some of these Accessible Pedagogical Materials created and/or used by elementary school teachers, from the Instituto Benjamin Constant, in the light of literature review, Common National Curriculum Base (or BNCC in Portuguese) and Universal Design. As research concludes, it was observed that even without prior knowledge, the Institute's professors managed to create accessible pedagogical objects without straying too far from the seven principles and twenty six guidelines that govern Universal Design and that it is possible to create, among them, a practice of inventorying Accessible Teaching Materials in order to share them.