Experiência do usuário: a jornada de designers nos processos de gestão de suas empresas de pequeno porte com utilização de sistema fantasiado em ecossistema de interação cross-channel
A presente tese exibe conceitos de Experiência do Usuário (UX) e Arquitetura de Informação Pervasiva em sua relação evolutiva com avanços tecnológicos e de interação humano-tecnologia-informação para a compreensão da jornada do usuário em dinâmicas interativas cross-channel. Para tanto, a pesquisa expõe a preparação e execução da técnica Delphi com especialistas em tecnologia e HCI para construção de cenário tecnológicointerativo futuro e análise de suas repercussões no ecossistema de processos de gestão. A partir de fundamentos de gestão integrada (portfolio, projeto e financeiro) e gestão do design, a pesquisa investiga os processos de gestão de designers em suas empresas, bem como seus modelos mentais, suas affordances e suas expectativas de interação com sistemas de gestão em cenário cross-channel. Reapresenta-se a técnica Fantasia Guiada como meio de compreensão e mapeamento da jornada da Experiência do Usuário em um sistema fantasiado de acordo com as necessidades e processos de designers em suas estratégias de gestão. A tese desenvolve nove princípios heurísticos de Experiência do Usuário em cenários cross-channel, explicita conceituação da jornada única do usuário em ecossistemas dinâmicos de interação e apresenta a jornada de designers em seus processos de gestão.
This thesis presents User Experience and Pervasive Information Architecture concepts and their evolutional relation with innovation and human-technology-information interaction advancements to comprehend the Designer s journey in cross-channel interative ecosystems. In doing so, this research discloses the preparation and performance of the Delphi technique, with technology and interaction experts, to construct a future technological-interactive scenario and comprehend its repercussions in management processes ecosystems. Based on integrated management fundamentals and design management, this research explore designers management processes, their mental model, affordances and interaction expectations with management systems in cross-channel scenario. The technique Guided Fantasy is reintroduced as a mean of understanding the User Experience journey in a fantasized system according with Designers needs, management processes and strategic planning. The thesis develops nine User Experience heuristic principles for cross-channel scenario, exposes the single journey concept with dynamic interactive ecosystems and presents the single journey of designers in their business management processes.