--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Mestrado

História de Cenografia e Design: a experiência de Helio Eichbauer

Resumo

Partindo da obra e da experiência do cenógrafo brasileiro Helio Eichbauer, esta dissertação debate os possíveis conceitos e paradigmas do projeto em Cenografia através da história, relacionando a profissão do cenógrafo com a do designer devido às suas características de desenvolvimento de projetos. Trata de uma experiência didática desenvolvida nos anos 1970 no Rio de Janeiro, considerada como uma época de ensino holístico do Design, da Cenografia e das Artes. Finalmente, estuda o caso da cenografia realizada para o espetáculo O rei da vela, de Oswald de Andrade, direção de José Celso Martinez Corrêa, em 1967, mostrando a construção de significado a partir de sua composição espaço-visual.

Resumo (Inglês)

From the experience of Helio Eichbauer s work stage design in Brazil, this study aims to discuss the chief points and paradigms of designing for the stage beyond the History, relating scenographers and designers based on their same acting in developing projects. This study shows an experience developed in the early 70 s, in Rio de Janeiro, recognized as an holistic teaching of Design, Scenography and Arts. Lastly, the author studies the specific case of stage design for the play O rei da vela (The candle king), written by Oswald de Andrade and directed by José Celso Martinez Corrêa in 1967. He shows the creation process of meaning by the visual and space composition.