Entremeios em tempos de turbulência

30 NOV 2017
O seminário apresenta trabalhos a serem debatidos em dinâmicas coletivas, durante o encontro, além de promover palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas pertinentes ao viver em turbulência sob diferentes perspectivas.

Clackesdi - 3ª Mostra de curtas do Pavão

29 NOV 2017
Clackesdi trouxe para a Casa Ipanema a 3ª Mostra de curtas do Pavão – um festival de cultura, design e arte, dos alunos da Esdi.

Oficina “Gambiologia com Sensores”

28 NOV 2017
Atividade ministrada pelo artista, designer e curador, Fred Paulino, pretende possibilitar a experimentação com montagem e funcionamento de sensores por meio da construção de engenhocas, utilizando materiais precários e proporcionando uma prática em interações mecânicas e eletrônicas.

3º Simpósio de Pós-Graduação em Design da Esdi

22 NOV 2017
O 3º Simpósio de Pós-Graduação em Design da Esdi (SPGD 2017) foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2017. Os objetivos do evento foram o registro e a divulgação das pesquisas realizadas no PPDESDI e a integração dos participantes com a comunidade acadêmica.

Mesa: Lá e Cá, conexões Brasil-Portugal

16 NOV 2017
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Esdi/UERJ realizou a primeira edição do Arquitetura em Debate, onde ocorreu a mesa: Lá e Cá, conexões Brasil-Portugal. Nesta edição,  receberam o Prof. Dr. João de Souza Moraes, com a palestra “Arquitetura Tropical Lusófona”, e o Prof. Dr. Mário Márcio Santos Queiroz, com a palestra “Habitação de Interesse Social: Desafios das Cidades Contemporâneas”.

Aula aberta “Desafios para uma gestão democrática na educação"

14 SET 2017
As instituições de ensino superior no Brasil passam por um momento de grande dificuldade devido aos cortes orçamentários na educação pública, e o estado Rio de Janeiro vem sido afetado não só pela crise econômica e política mas também pela agenda política de desmonte das instituições públicas, especialmente das universidades.

Múltiplos: transformações indígenas na Esdi

03 JUL 2017
Nos dias 03 e 04 de julho, aconteceu a segunda edição de Múltiplos, uma série de rodas de conversa organizada pelo Laboratório de Design e Antropologia (LaDA) em parceria com o Museu do Índio.

Arraiá da Esdi - Esdi Aberta #UerjResiste

01 JUL 2017
A segunda edição do evento ESDI ABERTA #UERJRESISTE foi em clima de festa junina. O Arraiá, que foi organizado pela Associação de Professores, ex-Alunos e Amigos da Esdi (AexDI), CAPO ESDI e Associação Atlética de Comunicação e Artes - Uerj.

Mutirão Aroeira Espaços Verdes

01 JUL 2017
O Mutirão foi um evento promovido pelo laboratório de design e sustentabilidade da Esdi Espaços Verdes. A proposta foi repensar a produção e consumo de alimentos nos centros urbanos e promover encontros que transformem o espaço da horta da Esdi em uma praça de convivência, agroecologia e projetos.

Feira Tombo

01 JUL 2017
A Feira Tombo é um espaço para exposição e venda de artes gráficas, que tem como objetivo integrar estudantes e produtores locais.

Seminário Internacional Places: Designing and Belonging

27 JUN 2017
A realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e as transformações urbanas decorrentes dela suscitaram e seguem suscitando inúmeras questões. A proposta do seminário foi debatê-las sob o ponto de vista do design, entre outras práticas projetuais tais como arquitetura e planejamento urbano.

II Seminário Design.Com: Articulações, Expansões, Conexões

30 MAI 2017
A segunda edição do seminário Design.Com aconteceu em três dias de debate sobre as articulações do design com outros saberes, as expansões do design pela cidade e, por fim, suas conexões com outros atores.

Música e Tortura - A Política Estética da Playlist

29 MAI 2017
Tratou de práticas aparentemente tão distantes quanto o uso da tortura sonora pelas forças militares dos EUA e a ubiquidade das Playlists na vida cotidiana, Thomas discutiu a instrumentalização do acústico, e analisou o que se pode chamar de uma "política da escuta".

Palestra de Silvana Rubino na ESDI

26 MAI 2017
Palestra sobre "Mulheres, arquitetura e espaço doméstico"

Happy Hour Na ESDI: Design e Desenvolvimento

25 MAI 2017
Foi realizada um happy hour com drinks e bate-papo na Esdi. O tema do dia foi "Design como ferramenta para o desenvolvimento econômico: o que fizemos e o que poderemos fazer como profissionais?"

ESDIão

20 MAI 2017
Evento dedicado ao ensino e à troca de conhecimento. Faz parte do Esdi Aberta #UerjResiste.

Risco: a diferença no olhar

20 MAI 2017
O experimento, do artista interdisciplinar Michel Groisman se baseia na ideia de segurar um lápis.

Janelas Abertas 2017

18 MAI 2017
Projeto de extensão com o objetivo de apresentar o desgin para alunos do ensino médio

Semana Design Esdi 2017

15 MAI 2017
Seguindo o objetivo de estreitar os laços entre a academia e o mercado de design, os alunos da Esdi organizaram a Semana Design Esdi 2017. Neste ano o tema proposto foi "Design: mercado e futuro" e discutiu o papel do mercado de design na sociedade brasileira, seus problemas e soluções.

50 Anos da Tropicália: Ciclo de aulas públicas

12 ABR 2017
Organizado pela Universidade Volante em parceria com o movimento Esdi Aberta #UerjResiste.