--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Métodos e ferramentas em gestão e serviços 1

Objetivos

Apresentar ao aluno os principais métodos e ferramentas da pesquisa de campo. Apresentar as abordagens metodológicas do design colaborativo. Propiciar o desenvolvimento de competências práticas e o uso reflexivo desses métodos e ferramentas em projetos de design.


Ementa

Tradições e fundamentações teóricas da pesquisa de campo; abordagens e usos da pesquisa de campo em design; delineamento do projeto de pesquisa; métodos de observação, entrevista e observação participativa; materiais e técnicas de suporte à coleta, organização e interpretação dos dados; comunicação dos resultados da pesquisa no contexto do projeto; fundamentos e características do design participativo e colaborativo; formas de envolvimento de usuários e outros grupos de interesse; criatividade e técnicas de facilitação de processos em equipes; ferramentas físicas e/ou digitais de suporte ao projeto colaborativo.