História do design 1

Objetivos

Introduzir os principais debates decorrentes das transformações sócio-culturais experimentadas pela Europa desde o século XVI. Abordar a Revolução Industrial e seus desdobramentos, discutindo seu impacto na produção e no consumo da cultura material. Apresentar o surgimento do Design como campo profissional.

Ementa

Cultura material – a produção de artefatos antes da Revolução Industrial; antecedentes ao surgimento do design como área de conhecimento e campo profissional; o estilo Neogótico na Europa; os Revivalismos, Romantismo e Racionalismo; o movimento de Artes e Ofícios (Arts & Crafts); o Mission Style nos Estados Unidos; as manifestações do Art Nouveau na Europa – Modernisme catalão como transição; Movimento Estético; Japonisme; Escola de Paris; Escola de Nancy; Style Liberty; Palin Stijl, na Bélgica; Jugendstil; estilo de Glasgow; o Wiener Werkstätte; industrialização, estética e idealismo político.