Graduação Design

Duas Faces do Divino: a expressão da loucura em imagens

Resumo

Duas Faces do Divino é um projeto editorial resultado de um processo de pesquisa que busca relacionar a arte e sua capacidade de projeção do inconsciente, sendo um meio individualizado que possibilita o bem-estar e a comunicação com pessoas que vivem diversos estados do ser. A partir da imersão na Casa das Palmeiras, instituto que utiliza de práticas expressivas como método de cuidado e reabilitação mental. A autora desenvolve sua tese através da análise simbólica da seleção de imagens desenvolvidas pelos dois artistas Judah e Davi, ambos diagnosticados com esquizofrenia. O livro além de expor as imagens busca ampliar a discussão para além do campo da saúde mental legitimando a prática artística como tratamento terapêutico.

Resumo (Inglês)

Duas Faces do Divino is an editorial project resulting from a research process that seeks to relate art and its capacity to project the unconscious, being an individualized medium that enables the well-being and communication with people who live several states of being. From an immersion in the Casa das Palmeiras, an institute that uses expressive practices as a method of mental care and rehabilitation. The author develops her thesis through a symbolic analysis of the selection of images developed by the two artists Judah and David, both diagnosed with schizophrenia. Besides exposing the images, the book seeks to broaden the discussion beyond the field of mental health, legitimating the artistic practice as a therapeutic treatment.