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Graduação Design

Branding para a casa da indústria criativa: a criatividade como fator de desenvolvimento para o Rio de Janeiro

Resumo

Apesar da gestão de marcas, ou branding, ser uma atividade relativamente nova, desde os tempos mais remotos a humanidade recorre aos símbolos como recursos de comunicação. Nesse contexto, uma marca forte é responsável por comunicar valores, gerar credibilidade, fidelizar o consumidor e estabelecer uma conexão fundamental para o sucesso de um produto ou serviço. Este trabalho busca compreender melhor o branding, analisando o princípio da atividade humana relacionada às marcas, esclarecendo conceito e observando casos bem-sucedidos pelo mundo. A partir do que foi estudado, desenvolve-se um projeto de Branding para a Casa da Indústria Criativa, um importante empreendimento para o desenvolvimento das atividades criativas no estado do Rio de Janeiro.

Resumo (Inglês)

Although brand management, or branding, is a relatively new activity, since ancient times mankind has used symbols as communication resources. In this context, a strong brand is responsible for communicating values, generating credibility, building consumer loyalty, and establishing a fundamental connection for the success of a product or service. This paper seeks to better understand branding, analyzing the principle of human activity related to brands, clarifying the concept and observing successful cases around the world. From what was studied, a Branding project is developed for the Casa da Indústria Criativa, an important enterprise for the development of creative activities in the state of Rio de Janeiro.