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Graduação Design

Compartilhaê: a plataforma de serviços da favela

Resumo

O presente projeto, consistiu no desenvolvimento de uma plataforma de serviços voltada para uma comunidade no Rio de Janeiro. A partir de estudos de campo, entrevistas e pesquisas voltadas ao comportamento dos membros da comunidade, surgiu-se a necessidade do desenvolvimento de uma ferramenta com o objetivo de mitigar o acúmulo de lixo de grande porte dentro da comunidade, melhorar as relações pessoais dos moradores e promover o reconhecimento de serviços locais. Para tanto, desenhou-se uma plataforma de serviços online para os moradores, com opções de anunciar e comprar produtos, procurar e cadastrar serviços. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizados questionários com os moradores, entrevistas em forma de conversas e uma oficina colaborativa na favela. Foram usados também elementos gráficos para compor o layout, extraídos de formas e cores da comunidade em questão. A plataforma possui uma extensão fixa, presente em alguns pontos mapeados de maior fluxo de pessoas, dentro da favela. Ela atua como canal de reconhecimento e aproximação dos moradores e traz como importante consequência a diminuição do lixo nos pontos de descarte, através da compra e venda de produtos e oferecimento de serviços de dentro da comunidade.

Resumo (Inglês)

This project consisted in the development of a service platform for a community in Rio de Janeiro. From field studies, interviews, and research focused on the behavior of the community members, the need arose to develop a tool with the objective of mitigating the accumulation of large garbage within the community, improving the personal relationships of the residents and promoting the recognition of local services. To this end, an online service platform was designed for the residents, with options to advertise and buy products, and search for and register services. For the development of the work, questionnaires were conducted with the residents, interviews in the form of conversations, and a collaborative workshop in the slum. Graphic elements were also used to compose the layout, taken from shapes and colors of the community in question. The platform has a fixed extension, present in some mapped points of greater flux of people, inside the slum. It acts as a channel of recognition and approximation of the residents and brings as an important consequence the reduction of waste at disposal points, through the buying and selling of products and offering services from within the community.