--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
Graduação Design

Oficina, faça, crie, projete. Uma imersão no processo de mudança em uma escola pública.

Resumo

O projeto trata-se de uma experiência de desenvolvimento de projeto realizada inicialmente com um grupo de alunos na escola Rui Frazão Soares através da oficina de projeto: Faça, Crie, Projete. A oficina teve como principal objetivo desenvolver a ideia de resolução de problemas no ambiente escolar, promovendo relações de parceria e cooperação, aliadas ao desenvolvimento de certas competências, habilidades e capacidades nos alunos, adquiridas através da “experiência do fazer”, ou “experiência de projetar”, ideia defendida por diversos pesquisadores. A conceitualização dessa oficina foi desenvolvida seguindo a corrente pedagógica de ensino por projeto, pois essa se apresenta como uma alternativa ao ensino tradicional, modelo que faz parte do projeto político-pedagógico da maior parte das escolas públicas no país. Na oficina tivemos o desenvolvimento de um desafio real: pro- mover uma mudança na escola, realizada pelos alunos, ideia proposta nesta oficina pelo tema “mudança no espaço”. Esse desafio se transformou na realização do projeto de montagem da biblioteca anexo aquela escola, que atualmente está em processo de reativação, desenvolvido e administrado por um grupo de voluntários moradores da região. O projeto BEM – Biblioteca Engenho do Mato pretende ser um ponto de leitura, cultura e lazer para o uso dos alunos e moradores da região, um projeto que irá beneficiar diretamente os alunos daquela escola.

Resumo (Inglês)

This project comprises the process of an initiative taken in developing a project with students at a school called Rui Frazão Soares (Niteroi, Brazil) through a series of workshops called: Make, Create, Project. The principal idea of the workshop was to develop the idea of problem-solving in the school environment, by promoting a spirit of co- operation and partnerships designed to develop the students’ abilities and abilities, principally acquired via hands-on activities and ‘creativity experiments’ – educational strategies advocated by much recent research. The concept underlying the workshop follows the pedagogical framework of education through projects, and as such constitutes an alternative to traditional classroom delivery, a model that is widespread in the political pedagogy in practice in public schools across Brazil. In the workshop we worked through the development of a real- world challenge: promoting a change in the use of the physical space within the school itself: the students engaged in workshops and the process of conceptualising “a transformed space”. This challenge was realised through the course of the project as the assemble of a library annexed to the school, which is currently being rehabilitated through the efforts of a group of volunteer community members. The BEM (Biblioteca Engenho do Mato) Project aims to develop a space for culture, literacy, and recreation for use by students and residents in the neighbourhood, a project that will directly benefit the students at this school.