Histórias do design social no Brasil: das utopias às pedagogias da ação do design como bem comum
Esta pesquisa abarca os percursos históricos e os vetores didático-pedagógicos do design social compreendido como abordagem sociopolítica de projeto. Ao considerar a repercussão do tema a partir do ensino institucionalizado no Brasil, o enfoque privilegia o campo do design em perspectiva humanista e à luz da história social. Em termos metodológicos, as seguintes estratégias balizam uma intervenção discursiva: a) micro-história; b) revisão narrativa de literatura; c) análise de intercâmbios de design; d) análise de fontes históricas na imprensa; e) história oral. Desse modo, a tese de doutorado tem por objetivo o oferecimento de uma dupla contribuição ao campo. Ao passo que a investigação oportuniza um acréscimo nos estudos de história do design, a proposta reside em contextualizar a alternativa teórico-prática do design social na educação, desdobrada nos domínios da pedagogia do design, pesquisa e extensão universitária, com ênfase no cenário brasileiro.
This research covers the historical paths and didactic-pedagogical vectors of social design understood as a socio-political approach to design. By considering the repercussions of the theme from institutionalised teaching in Brazil, the focus privileges the field of design from a humanist perspective and in the light of social history. In methodological terms, the following strategies guide a discursive intervention: a) micro-history; b) narrative literature review; c) analysis of design exchanges; d) analysis of historical sources in the press; e) oral history. In this way, the doctoral thesis aims to make a double contribution to the field. While the research provides an opportunity to add to design history studies, the proposal is to contextualise the theoretical-practical alternative of social design in education, unfolding in the fields of design pedagogy, research and university extension, with an emphasis on the Brazilian scenario.