Produção científica na pós-graduação stricto sensu em design no Brasil
O objetivo desta tese é apresentar o estado da arte da produção científica gerada pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Design no Brasil, tendo como base a Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de 2013 a 2016. Nesta pesquisa, entende-se produção científica por artigos publicados em periódicos, trabalhos em anais, livros, capítulos de livros, teses e dissertações. Para esta definição são considerados os critérios da CAPES, responsável pela avaliação da pós-graduação stricto sensu brasileira. O problema central que motiva a elaboração desta pesquisa é o isolamento observado entre esses programas, independentes, dispostos em forma de arquipélago . Isso tem resultado em fragmentação e umbilicalismo da produção científica, com baixa aplicabilidade das pesquisas e, por fim, dificuldade de internacionalização do campo científico do Design. Isso posto, define-se a hipótese desta pesquisa: a consolidação da produção científica em Design no Brasil depende das relações científicas internas e externas dos programas de pós-graduação stricto sensu do campo, sendo essas relações impulsionadas pelos coordenadores, pelos docentes, discentes e também egressos. Para a elaboração desta pesquisa, a metodologia foi dividida em três etapas complementares: levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas. Com o intuito de contextualizar a pós-graduação como campo científico e estudar a variável independente da hipótese, utilizou-se como referência central a obra de Pierre Bourdieu, sobretudo em sua Teoria do Campo. Durante a pesquisa documental, realizou-se uma revisão sistemática de artigos dos anais das edições de 2014 e 2016 do 11º e 12º P&D Design. Em seguida, foram coletados, tabulados e analisados os dados da produção científica dos programas de pós-graduação stricto sensu em Design na Plataforma Sucupira da CAPES, referentes à avaliação quadrienal (2013-2016). Nesta tese, apresenta-se os resultados da produção de teses e dissertações no período. Por fim, como parte da pesquisa de campo desta tese e com o objetivo de realizar uma análise qualitativa, optou-se por entrevistar coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu em Design e coordenadores da CAPES para a área de avaliação Arquitetura, Urbanismo e Design.
The purpose of this thesis is to present the state of the art in scientific literature produced by postgraduate programmes in Design in Brazil, on the basis of the four-year assessment by Brazil s postgraduate studies coordination office (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES), from 2013 to 2016. In this study, scientific production is understood to be articles published in periodicals, studies in annals, books, book chapters, theses and dissertations. That definition considered the criteria of the CAPES, which is responsible for evaluating postgraduate programmes in Brazil. The central problem that this study was conducted to address is that these programmes are independent, isolated from one another and arranged in the form of an archipelago . This has resulted in scientific production that is fragmented and self-obsessed, in research with little applicability and, lastly, in difficulty in internationalising Design as a scientific field. That said, the study hypothesis was specified as: establishing scientific production in Design in Brazil depends on scientific relations internal and external to the postgraduate programmes in this field and driven by the coordinators, faculty, students and alumni. The methodology for conducting this study was divided into three complementary stages: a literature survey, documentary research and interviews. In order to contextualise postgraduate studies as a scientific field and study the independent variable of the hypothesis, the central reference used was the work of Pierre Bourdieu, particularly his Field Theory. During the documentary research, a systematic review was made of articles in the proceedings of the 2014 and 2016 11th and 12th P&D Design congresses. Then, data on scientific production by postgraduate programmes in Design, relating to the 2013-2016 four-year evaluation and stored on the CAPES Sucupira Platform, were collected, tabulated and analysed. This thesis presents the results in terms of production of theses and dissertations during the study period. Lastly, as part of the field research for this thesis and for purposes of qualitative analysis, it was decided to interview coordinators of postgraduate programmes in Design and the coordinators for the CAPES Architecture, Urbanism and Design assessment area.