--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
PPDESDI Doutorado

Contribuições a uma configuração ampliada em projetos de acessibilidade no espaço público do Rio de Janeiro

Resumo

A Acessibilidade vem sendo estudada em período relativamente recente, constituindo-se num campo de pesquisa amplo e interdisciplinar. Na condição de atributo relevante do espaço público, e quando configurada de modo adequado, a Acessibilidade concorre para a melhoria do ambiente urbano e na integração das pessoas à vida pública e à cidadania. Este trabalho trata da relação entre pessoas com mobilidade reduzida e o espaço público na cidade do Rio de Janeiro, e tem como objetivo investigar as bases teóricas para sua concepção, a partir de três eixos: (I) a compreensão do significado da Acessibilidade em projetos de espaços urbanizados, (II) a caracterização da população suprimida da vida urbana, pela ausência deste atributo, prioritariamente nas áreas em que a acessibilidade é crítica, e (III) a forma de se conscientizar projetistas destes espaços de que a identificação da Acessibilidade Crítica contribui com a configuração de projetos reflexivos e consequentes. A metodologia partiu de uma abordagem qualitativa, com pesquisas bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas com autoridades em Acessibilidade, observação sistemática em áreas de intensa movimentação de pessoas e oficina com projetistas desta especialidade, utilizando a Desenhística como apoio à análise da produção gráfica. Este trabalho permite que se conclua que o mapeamento e diagnóstico das barreiras de acessibilidade e a visualização das áreas de Acessibilidade Crítica contribuem para a reversão da tendência à projetação irrefletida e burocrática, com intervenções descontínuas e privilégios ao tráfego de veículos, e colabora para o entendimento da Acessibilidade como um encadeamento de ações projetuais.

Resumo (Inglês)

Accessibility has been studied in a relatively recent period, constituting a broad and interdisciplinary field of research. As a relevant attribute of public space, and when properly configured, Accessibility contributes to the improvement of the urban environment and the integration of people into public life and citizenship. This work deals with the relationship between people with reduced mobility and the public space in the city of Rio de Janeiro, and aims to investigate the theoretical bases for its conception, from three axes: (I) the understanding of the meaning of Accessibility in projects (ii) the characterization of the suppressed population of urban life, by the absence of this attribute, primarily in areas where accessibility is critical, and (iii) the way to raise awareness of designers of these spaces that the identification of Critical Accessibility contributes to the configuration of reflective and consequent projects. The methodology was based on a qualitative approach,with bibliographical and documentary researches, semi-structured interviews with authorities in Accessibility, systematic observation in areas of intense movement of people and workshop with designers of this specialty, using the Design as support to the analysis of graphic production. This work allows us to conclude that the mapping and diagnosis of accessibility barriers and the visualization of the areas of Critical Accessibility contribute to the reversion of the tendency towards unreflective and bureaucratic design, with discontinuous interventions and privileges to traffic of vehicles, and collaborates to the understanding accessibility as a chain of project actions.