Design cultivado: fabricação botânica a partir de podas de goiabeiras para manufatura de produtos de madeira
Esta dissertação apresenta estudo prático e teórico sobre o desenvolvimento de projetos de produto a partir da fabricação botânica, manufatura realizada pelo controle de crescimento vegetativo de plantas. Tal processo se diferencia em alguns pontos do biodesign por ser uma prática de projeto específica para se relacionar com materiais vivos de crescimento vegetativo oriundos de plantas espermatófitas. Através do aprofundamento sobre o campo da fabricação botânica e suas práticas de moldagem e da experimentação prática em torno de desenvolver produtos físicos pela fabricação botânica, é possível compreender diversas questões abordadas na teoria do biodesign como, por exemplo, a correspondência, o codesign com não humanos, e o potencial de participação de um projeto de design na idealização coletiva de mundos possíveis. Recolhidas a partir de pesquisa bibliográfica, as técnicas de moldagem sobre o processo produtivo e o campo de atores neste mercado foram testadas de forma prática, resultando em peças ainda incompletas mas que já geram vivência sobre a teoria e prática relatadas de forma a compor esta pesquisa.
This research presents a practical and theoretical study on the development of product design through botanical fabrication, product manufacture by controlling the vegetative growth of plants. Such process differentiates from some aspects of biodesign for being a specific design practice because it relates to vegetable living materials from spermatophyte plants. While designing with materials which are alive, there, as well as other beings, act as coauthors of this project, relying on this conscious and attentive relationship a path to a successful biodesign project through this productive technique. Through experimentation practices on developing physical products with botanical fabrication, it is possible to understand several matters presented in biodesign theories such as correspondence, co design with non-humans and the potential of a design project to open space for social dreaming of possible futures. The molding techniques learned through the bibliographic research, productive process research and stakeholders of this design market were tested in practical ways resulting in still incomplete models, but capable of generating knowledge on theory and practice described in this research.