Teses e Dissertações

Laboratórios de inovação do poder judiciário: o impacto do design no avanço do acesso à justiça
O objetivo principal desta pesquisa é analisar como a aplicação de metodologias de Design, incluindo mas não se limitando ao Design Thinking, tem contribuído para a expansão do acesso à justiça no Brasil através dos laboratórios de inovação no Poder Judiciário. Como objetivos secundários, a pesquisa pretende mapear e registrar os estudos de três laboratórios de inovação no setor judiciário: o iJuSPLab, da Justiça Federal de São Paulo (fundado em 2017); o Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (estabelecido em 2020); e o Laboratório de Inovação INOVA do Ministério Público do Rio de Janeiro (criado em 2019). Apesar de o Ministério Público não ser um órgão do Poder Judiciário, sua análise é relevante devido à sua função na garantia de direitos e no acesso à justiça. A pesquisa visa refletir sobre o papel desses laboratórios, explorando seus objetivos, as metodologias que orientam suas atividades, o número e a natureza dos projetos inovadores voltados para o acesso aos direitos e ao sistema de justiça, bem como os indicadores de desempenho utilizados para medir seus resultados.


Arquitetura como ordem social: Rio de Janeiro e seus dispositivos de exclusão
O projeto em questão visa investigar os arquétipos e processos violentos que influenciam a concepção e o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro no campo da Arquitetura e Urbanismo. O objetivo é analisar como as práticas colonizadoras, estabelecidas durante o período de colonização, continuam a impactar as relações contemporâneas com o território urbano. Para isso, é fundamental revisar o passado para entender o presente, observando como essas práticas foram preservadas, modificadas e adaptadas ao longo do tempo. A pesquisa enfoca a produção espacial na cidade, caracterizada por uma diversidade de códigos não oficiais e relações de poder que emergem de técnicas defensivas utilizadas na configuração urbana.

Design Anthropology no Brasil: Uma aproximação
Com a pesquisa espero poder me aproximar do entrelaçamento entre Design e Antropologia, procurar semelhanças e diferenças com um fazer Design Anthropology na Europa - em relação ao Brasil -; refletir sobre como esse campo do conhecimento - e não por isso menos engajado com a prática - está sendo formulado no Brasil; mapear onde e como está sendo produzido e articulado - dentro das possibilidades de uma pesquisa de dois anos. Num âmbito mais geral, como a produção deste campo pode ajudar a pensar em práticas em design comprometidas com o tempo presente, como responder às críticas ao projeto moderno, à crise social e ambiental a que o Antropoceno se caracteriza.


Projeto escola: as professoras como designers
Neste estudo, o objetivo é aprofundar a compreensão sobre o papel das professoras como designers e desenvolvedoras de projetos escolares. Inicialmente, a pesquisa buscará investigar os processos e as inspirações que orientam as docentes na criação e implementação de projetos em suas salas de aula. Reconhece-se que o design é uma ferramenta já empregada pelas educadoras e que o pensamento projetual, sendo uma forma de inteligência acessível a todos, pode ser aprimorado através de treinamento (CROSS, 2011). Em seguida, a pesquisa visa explorar maneiras de colaborar com as professoras no uso do design em suas práticas diárias. Além disso, será analisado como essas docentes utilizam o design para inovar, afastando-se das metodologias tradicionais e das abordagens expositivas, com destaque para como a reorganização do ambiente escolar pode promover a quebra de hierarquias e o protagonismo dos alunos.


O design e a modelagem 3D no auxílio do ensino-aprendizagem em ciência para a educação em saúde
A dissertação explora uma interseção entre design, educação e ciências biológicas, com ênfase na modelagem 3D como ferramenta didática para o ensino de virologia no Ensino Fundamental I. O estudo tem como foco a representação tridimensional de processos de contaminação viral, utilizando como caso exemplar a morfologia e a replicação de vírus específicos, como H1N1, SARS-CoV-2, Zika e Dengue, visando a compreensão desse conteúdo pelos estudantes. A pesquisa justifica-se pela necessidade de esclarecimento sobre esses agentes patológicos e suas implicações para a saúde pública, através da modelagem 3D permite-se a representar visualmente organismos microscópicos de uma maneira acessível e compreensível para os alunos, contribuindo para a construção de conhecimento sobre temas que frequentemente são abstratos e difíceis de visualizar.
Tomaram-se como referencial teórico artigos do campo da biologia, da epidemiologia, diretrizes curriculares e metodologias de design, além de tecnologias de modelagem e impressão 3D. A metodologia inclui uma revisão sistemática da literatura (RSL) utilizando-se a metodologia de Dresher (2017). Juntamente com a análise da Base Nacional Curricular em Ciências do Ensino Fundamental I, realizou-se uma entrevista exploratória com especialistas (professores e pedagogos) que ensinam e atuam neste meio buscando opiniões de possíveis organismos microscópicos com potencial de desenvolvimento tridimensional. Após seleção de um tipo de organismo microscópico (o vírus), desenvolveu-se o modelo didático 3D com softwares de modelagem, Nomad Sculpt, e por fim a impressão 3D do produto educacional pedagógico foi executada. Por último, realizaram-se entrevistas novamente com especialistas (professores e pedagogos) com foco na avaliação do potencial didático do modelo, coletando feedbacks e sugestões de melhorias tanto pedagógica quanto de forma para novos modelos.


A computação aplicada na melhoria da experiência de uso das interfaces de portais corporativos na Internet sob a perspectiva dos projetos de design para visualização de acervos
A pesquisa visa melhorar o atendimento aos usuários de portais corporativos na Internet, focando na personalização das interfaces com base em dados de navegação, cookies e metadados para oferecer uma experiência mais eficiente e adaptada às necessidades individuais dos usuários. O objetivo é explorar como tecnologias recentes, como algoritmos de aprendizado de máquina e inteligência artificial, podem ser aplicadas para criar interfaces adaptativas.
A pesquisa envolve a análise do design de interfaces no contexto dessas tecnologias, sem a intenção de desenvolver novos métodos computacionais, mas sim de entender o estado atual dessas tecnologias e seu impacto no design. Também aborda a organização, recuperação e visualização de acervos digitais, tratando portais como grandes bibliotecas digitais e investigando a literatura das Humanidades Digitais para criar um arcabouço teórico. Após a revisão teórica, será implementado um protótipo para aplicar e testar os conceitos discutidos, avaliando as premissas por meio de um artefato concreto e testes com usuários.

A roda de samba como fruição: aprendendo em outras cosmologias formas de viver e morrer diante do fim das perspectivas
A partir da observação participante da roda de samba Terreiro de Mangueira e de outras rodas de samba na cidade do Rio de Janeiro, pretendo traçar um diálogo entre as cosmologias dos povos originários e dos povos negros brasileiros para pensar formas de agir, reagir, viver e morrer diante das mudanças causadas pela ação humana no antropoceno.
A noção de crise é abordada para pensar em muitas camadas: crise do design, crise do projeto, crise climática, crise do capitalismo e crise da democracia.
Busco encontrar o que e como a roda de samba, herança brasileira de festa e resistência da diáspora africana, pode contribuir para pensar e agir em meio ao conjunto de crises que se apresentam.


Pensamento Projetual, o design thinking em práticas de cultura maker na escola
A pesquisa consiste em produzir reflexões relacionadas a processos e desenvolvimento de atividades multidisciplinares, onde oportunidades e desafios são mapeados de acordo com as necessidades do contexto escolar dos alunos envolvidos, sugerindo o pensamento projetual, auxiliado por um uso consciente e produtivo dos recursos digitais e analógicos disponíveis, para planejar, projetar e criar conteúdo, a partir de oficinas de criação de identidade visual e de produção audiovisual. O projeto possibilita intervenções ativas e colaborativas envolvendo abordagens de design thinking em sala de aula, despertando a curiosidade e motivando o aprender fazendo da cultura maker, entendendo cada etapa na produção, interligadas entre si para realização de um projeto final. Produzindo e coletando dados diretamente do campo, e cartografando seus personagens, suas redes e tramas, a pesquisa implementa na prática a parceria entre o Núcleo Design & Escola do Laboratório de Design e Educação da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o D&E DesEducaLab ESDI/UERJ e a comunidade escolar, alunos e professores do Colégio Estadual Operário João Vicente (CEOJV), voltado para o ensino médio regular e situado na região de Imbariê, em Duque de Caxias-RJ.


Perspectivas Profissionais no Universo das Escolas de Samba: conceito decolonial no projeto artístico
O presente projeto de pesquisa preliminar, como objetivo principal, visa a descrever a linha de acontecimentos dos trabalhos dos designers dentro da ambiência profissional das escolas de samba do Rio de Janeiro, com a perspectiva de um projeto artístico para um desfile de escola de samba no Rio de Janeiro, que tenha foco na desconstrução dos “universais1 escravocratas” (correntes, grilhões, ferros e ferramentas de tortura) no design anticolonial que pode ser aplicado desde a pesquisa do enredo.
Isso envolve a criação de um desfile que não apenas celebra a cultura e a história do Brasil, mas também desafia as narrativas colonialistas e imperialistas que podem estar presentes em representações tradicionais. O objetivo é criar discussões para a criação, nos projetos artísticos, de um desfile de escola de samba que não apenas entretenha, mas também eduque e inspire, sem reforçar as encenações e elementos causadores de sofrimentos, dores e mortes decorrentes da escravização. Com vistas em promover uma narrativa mais justa e inclusiva da história e da cultura do Brasil sem a banalização da dor.


As experiências periféricas em artes e o ensino em design
Esta pesquisa tem por objetivo primário investigar as trajetórias e produção de designers e artistas contemporâneos periféricos visando à formulação de novas abordagens pedagógicas para escolas de design, buscando compreender o que seria possível para a pedagogia do design aprender com experiências artísticas de origens e referenciais periféricos, assim, refletir sobre o que a educação formal em design poderia absorver de práticas informais, que contribuem para a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo, em especial, a colonialidade.


Contribuições do design industrial para a inovação no setor de energia offshore
Este trabalho estuda a relação entre design industrial e o setor de energia offshore, duas áreas que historicamente mantiveram pouca interação. O estudo objetiva identificar uma oportunidade de inovação ao aplicar o design centrado no usuário e a prototipagem no desenvolvimento de uma solução focada na segurança em ambiente offshore. A pesquisa adota uma abordagem exploratória, utilizando uma metodologia que inclui uma revisão sistemática da literatura e um estudo de caso realizado em uma empresa de engenharia submarina e operação de navios PLSVs (pipe laying support vessels). Além disso, a pesquisa aborda os atuais desafios do setor offshore, como a digitalização e a transição energética, uma grande mudança na exploração de combustíveis fósseis para energias renováveis. Espera-se que os resultados obtidos nesse estudo contribuam para pesquisas futuras na área de energia offshore focadas no design, além de contribuir para uma maior conexão entre designers, profissionais da área offshore e pesquisadores.


Design e economia circular nas confecções de vestuário em Nova Friburgo - RJ
Esta proposta de pesquisa visa investigar o design e a presença da economia circular nas confecções de vestuário em Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro. O trabalho terá enfoque no ciclo de vida das roupas e nos processos produtivos no setor de confecção. Como embasamento para compreender o contexto da economia circular na indústria da moda, o tema será conceituado e seu emprego em setores dessa indústria será investigado. Também serão discutidos o ciclo de vida das roupas íntimas e os processos produtivos no setor de confecção. Para compreender a organização do polo confeccionista de Nova Friburgo, serão analisados os documentos das associações de classe do setor, da FIRJAN, do SENAI Moda e pesquisas realizadas pelo Laboratório de Sustentabilidade e Química de Polímeros, do Instituto Politécnico da UERJ Nova Friburgo, que desenvolve pesquisa para reciclagem dos retalhos gerados pelas confecções da região.


Presença de Mulheres Negras no Ensino Superior em Design no Brasil
A pós-graduação é um espaço onde as mulheres negras enfrentam diversas formas de opressão, contribuindo para a perpetuação de desigualdades, e que formam barreiras significativas para sua permanência e sucesso nesse nível de ensino. Entre os fatores dificultadores que se apresentam de forma explicita estão a discriminação de gênero, discriminação racial e a maior possibilidade de serem marcadas pelos índices de pobreza. E esses fatores se entrelaçam e se combinam como marcadores indivisíveis para criar desigualdades sistêmicas (WERNECK, 2001). É preciso observar a interseccionalidade das experiências, reconhecendo que as mulheres negras enfrentam simultaneamente múltiplas formas de discriminação e violência, dificultadores de qualquer tentativa de ascensão social.


Análise da retenção da informação obtida através de recursos visuais de relatórios e dashboards da área administrativa/financeira com foco no processo de tomada de decisão
O objetivo geral da futura pesquisa será desenvolver um artefato que seja capaz de avaliar, em percentual, o resultado de retenção da informação proposto pelo visual, com base em testes em grupos aleatórios, considerando usuários de relatórios e dashboards da área administrativa/financeira com foco no processo de tomada de decisão, bem como nos recursos visuais disponibilizados nos programas líderes de mercado no segmento de análise de dados e auxílio à gestão empresarial.

Imagens esquecidas, objetos e histórias encontradas no shopping chão
Esta pesquisa pretende analisar o universo das imagens técnicas, produzidas por câmeras analógicas, digitais, celulares, ou qualquer outro meio tecnológico, e como estas materialidades se relacionam com o mundo ao passar do tempo. A partir de um contato cotidiano com o Shopping Chão, proponho uma reflexão sobre os usos e sentidos atribuídos aos registros, em diversas mídias, encontradas pelos vendedores de rua, assim como, sobre o destino das imagens na sociedade contemporânea. Além de analisar as imagens em si, busco refletir sobre o contexto em que as mesmas se inserem e as relações que estabelecem com o mundo. Neste sentido, a própria prática desses vendedores que coletam coisas – e imagens – para vender no comércio informal se torna objeto de estudo desta pesquisa.


Cozy Games
Os Cozy Games, ou Jogos Aconchegantes — jogos eletrônicos cujo principal objetivo é entregar conforto emocional e bem-estar mental aos jogadores — estão em ascensão, provando que, além de existir um grande público a ser considerado, os jogos podem ir além do estereótipo violento e evocar sentimentos positivos. O principal objetivo desta pesquisa é discutir a questão: devido à falta de categorização clara da indústria, jogadores que se preocupam com sua saúde mental — assim como os que procuram maneiras de se sentirem bem mentalmente — se frustram ao buscarem jogos eletrônicos que os fazem sentir-se acolhidos.


Interações solidárias: um estudo sobre metodologias participativas no desenvolvimento de tecnologias para movimentos sociais
As tecnologias digitais são hoje um campo de disputa essencial para movimentos sociais, coletivos e cooperativas autogestionárias. Apesar do potencial emancipatório das infraestruturas digitais baseadas em software livre e governança democrática, grande parte das tecnologias utilizadas no dia a dia dessas organizações ainda opera dentro de lógicas centralizadoras, opacas e extrativas.
Esta pesquisa busca reunir aprendizados acumulados na implementação de tecnologias para movimentos sociais e na economia solidária digital para mapear os desafios e limitações das infraestruturas digitais contemporâneas. A partir de um olhar crítico sobre experiências em redes de economia solidária, cooperativas e organizações populares, a pesquisa identificará contradições, barreiras e alternativas tecnológicas que influenciam a autonomia e a organização democrática desses espaços.


A evolução estética dos desfiles das escolas de samba pela perspectiva preta
A proposta para pesquisa com o título "Olhar do negro sobre a evolução da estética dos desfiles de escola de samba" tem como objetivo analisar a evolução da estética dos desfiles de escola de samba sob a perspectiva de indivíduos negros. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com indivíduos ligados ao universo do samba, como carnavalescos, pesquisadores e integrantes de escolas de samba, e a análise de materiais como fotos, vídeos e textos relacionados aos desfiles ao longo dos anos, buscando resgatar o negro como centro da discussão. A pesquisa visa destacar a importância da perspectiva negra para a compreensão da estética dos desfiles, enfatizando a necessidade de valorizar a diversidade cultural brasileira. Ela destaca a importância do samba como um elemento de resistência e afirma que a preservação das raízes afro-brasileiras no samba e nos desfiles é essencial para a construção de uma identidade nacional mais inclusiva e diversa.


Em Busca da Lona: O Movimento Pendular Cultural no Rio de Janeiro
A pesquisa tem como objetivo pensar uma cartografia a partir da investigação das práticas culturais de corpos periféricos que cruzam diferentes regiões em busca de lazer na região central do Rio de Janeiro. Ao focar nesses espaços, percebe-se um grande símbolo que atrai esses grupos para as festas de ruas cariocas: as tendas de lona de circo. Assim, destaca-se a arquitetura efêmera, buscando mapear os afetos dessa cartografia. Esses espaços são cruciais para a formação de identidades e grupos, pois fomenta expressões como o samba e o funk. O estudo visa analisar essa cultura como uma ferramenta de resistência, explorando a constante transformação dos locais selecionados para estudo de caso, a fim de entender como esse símbolo, com sua presença em eventos e ausência no cotidiano, influencia o comportamento urbano e social, além de atrair pessoas de diferentes regiões do Rio de Janeiro.


A cartografia social como ferramenta na criação de vínculo junto aos moradores de Petrópolis
Em 15 de Fevereiro de 2022, a cidade de Petrópolis foi cenário de um dos maiores desastres ambientais registrados no país, deixando mais de 3 mil desabrigados e 234 mortos (Diário de Petrópolis). Outros dois desastres de grande proporção foram os ocorridos em 1988, que atingiu o primeiro distrito, deixando 134 mortos e mais de mil desabrigados, e o que ocorreu em 2011, que atingiu toda a região serrana do estado, deixando mais de 900 mortes e 100 pessoas desaparecidas, sendo o maior impacto ocorrido na cidade de Nova Friburgo. Em Petrópolis, a região mais atingida foi o 3o Distrito, principalmente, o Vale do Cuiabá. Embora as chuvas tenham atingido o primeiro distrito como um todo, são em áreas de maior vulnerabilidade social onde percebe-se o maior impacto da tragédia. São nessas localidades onde o poder público demora mais para chegar e garantir retorno ao acesso à direitos básicos como energia elétrica e água. Segundo o site da Prefeitura de Petrópolis, até o dia 18 de Abril de 2022, foram contabilizadas 137 construções com estruturas danificadas que deveriam ser demolidas nas regiões do Alto da Serra, Quitandinha, Caxambu, São Sebastião, Chácara Flora, Siméria, Bingen, Bairro da Glória, Provisória, Mosela, Morin, Estrada da Saudade e Castelânea. Até Março de 2022, o Centro da cidade não contava com as sirenes de alerta da Defesa Civil que indicam o risco de deslizamento e, os lugares onde essas sirenes existem muitas vezes não vem acompanhado de treinamentos do que fazer em situações de emergência. O indicado é ir para um local seguro, normalmente uma escola municipal, que não é abastecida e nem preparada para receber uma grande quantidade de pessoas. Todo o alimento, roupas e kits de higiene pessoal são recebidos através de doações, porém apenas depois de acontecer o pior. De acordo com os jornais da época, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) emitiu um alerta de chuvas fortes para a região dias antes. Este órgão foi criado após a tragédia de 2011 com intuito de monitorar e emitir alertas sobre condições meteorológicas que possam oferecer risco à população. Mesmo com a tecnologia implantada para o monitoramento meteorológico e movimentação do solo, não houve a realização de obras necessárias para evitar este tipo de tragédia. De acordo com o site do MAB, o Governo do Estado, em balanço realizado no ano de 2021 (dez anos desde a tragédia de 2011), reconheceu que um terço da verba, equivalente à R$ 500 milhões, destinada à construção de moradias, contenção de encostas e limpeza do leito dos principais rios não havia sido ainda aplicada. Este fato corrobora para o indicativo de que a vulnerabilidade e exposição das pessoas às áreas de risco aumente o impacto das chuvas num território já propenso aos deslocamentos de terra.

Intenção e resultado da linguagem pictórica na visualização de dados
O objetivo desta pesquisa é investigar como o uso de ilustrações afeta a visualização de informação orientada à apresentação, verificando seu efeito na percepção, interpretação e aprendizado de leitores, e avaliando como esse efeito se compara às intenções de designers da informação. Como objetivo secundário, se espera validar processos de avaliação para peças de design de informação ilustradas e orientar a direção de arte de sistemas e visualizações. Assim, ela pode contribuir para que o processo decisório da construção estética de peças de disseminação seja mais bem informado e justificado.


Inventando problemas - Bens comuns urbanos na região central do Rio de Janeiro
A "potencialidade de se criar ou inibir novas formas de relações sociais (novos bens comuns)". Agora, além dos quilômetros percorridos em cima da bicicleta, eu tinha um problema por inventar. Uma invenção que este anteprojeto dá conta apenas parcialmente, uma vez que se trata de problematização de experiências que envolvem outros agentes além de mim mesmo. Nos processos de inventar problemas faculdades como a sensibilidade, a memória e a imaginação constroem um cenário onde o que importa não é um arranjo convergente dessa faculdades em benefício de uma conclusão ou solução do problema que se pretende inventar. (KASTRUP, 2001) Diante disso, como atuar coletivamente no território em questão acompanhando, mapeando e potencializando ações locais que disputam o sentido e o significado dos espaços urbanos largamente hegemonizados por interesses capitalistas na região central, do Rio de Janeiro?

Transformação dos espaços urbanos: circularidade e ressignificação a partir das festas populares
A partir de um olhar de brincante e designer, com atenção especial aos estudos de design e antropologia, utilizando de métodos de pesquisa qualitativa documental e etnográfica urbana, tenho como objetivo geral investigar a transformação de espaços a partir da festa. Essa investigação visa dar ênfase às espacialidades geradas pelo encontro entre os corpos coletivos em festa, criando desenhos efêmeros e duradouros de cidade, que é atravessada pela temporalidade dos ciclos festivos. Além disso, a pesquisa visa trazer reflexões sobre as dinâmicas sociais, políticas e econômicas no desenho da cidade e do território, levando em consideração processos de negociação e conflito na ocupação e habitação dos espaços compartilhados, assim como a circularidade presente nesses processos. Usando métodos de pesquisa com design, pretendo também documentar essas mudanças e processos através da criação de produtos visuais que dêem conta de processar e tangibilizar os achados de pesquisa.


Guanabara, imensidão e abismo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os resíduos no território da Baía de Guanabara, com a intenção de compreender como processos experimentais artísticos podem contribuir para a construção de outros imaginários sobre viver no Antropoceno. Ao observar a Guanabara, percebo marcas do Antropoceno em uma baía repleta de resíduos que flutuam em suas águas. Nesse contexto, me interesso por práticas artísticas, especialmente nas artes da cena, que se aproximam desse território e propõem experimentações capazes de tornar sensíveis as relações com os resíduos, com destaque para a aproximação com os catadores, que estão em larga medida "segurando o céu" diante dos diversos terrores antropocênicos. Assim, proponho também a realização de experimentos com os resíduos por meio de processos artísticos experimentais que exploram modos criativos de responder aos terrores da Guanabara no Antropoceno.
