--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Economia para designers

Objetivos

Explicitar as relações entre a economia política e o design modernos, desde o seu nascimento até os dias de hoje. Desenvolver um vocabulário conceitual crítico que permita que os alunos possam situar-se melhor em um mundo onde o domínio das ferramentas proporcionadas pela economia constitui um importante diferencial no mercado de trabalho.


Ementa

As três perguntas básicas da Economia; Produzir – o quê?, como? e para quem?; formas de organização econômica – tradição, comando e mercado; conceitos básicos de economia – mão invisível, oferta e demanda, armadilha malthusiana, custos de oportunidade, divisão do trabalho, vantagens absolutas, comparativas e competitivas; os principais movimentos econômicos e as visões de mundo correspondentes; destruição criativa; macroeconomia, microeconomia e organização industrial.