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Graduação Design

Tipos sobre trilhos: o Rio, os bondes e a herança tipográfica carioca

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo levantar a historiografia de formas de letra que tenham tido importância histórica e cultural no Rio de Janeiro, Brasil. Considerando o desenvolvimento da cidade, o trabalho volta-se para a malha de bondes que a cobriu entre 1868 e 1966 e que teve papel decisivo na sua configuração espacial e social — tanto por suas funções utilitárias quanto por sua importância cultural.

Nesse âmbito, o projeto aborda os sistemas de comunicação que apoiavam os caminhos de ferro urbanos, tais como mapas e placas e especialmente os indicadores de rotas e destinos dos bondes. Estes últimos porque mantiveram um estilo coeso durante 60 anos, apesar de pintados à mão e por apresentarem soluções sofisticadas e engenhosas para o problema da legibilidade em veículos e da ocupação do espaço, ao seguir teorias de legibilidade em voga na época e se utilizar de formas de letra adaptadas especificamente à expansão e compressão horizontal.

A fim de contextualizar os letreiros de bonde cariocas historicamente, mas também nos campos maiores da sinalização de veículos, da legibilidade, do lettering e da tipografia, um levantamento mostra as origens estadunidenses dessas formas de letra, o impacto que os letreiros de bonde tiveram na cultura visual carioca, as características formais dos letreiros que apresentam interesse tipográfico e a relação destes com outros caso de tipos desenvolvidos para a sinalização em veículos.

A partir da descrição e contextualização desse modelo histórico de letreiro carioca de grande importância cultural, é desenvolvida uma família de tipos digitais que reinterpreta as formas de letra dos letreiros de bonde, usando as soluções engenhosas e ingênuas do letristas de bonde, mas adaptando as formas de letra para o funcionamento em contextos contemporâneos de sinalização.

São descritas todas as etapas de produção dos tipos, incluindo o planejamento, desenho espaçamento, kerning e geração de ferramentas programáticas personalizadas, finalmente concluindo com apontamentos para a implementação das soluções formais do século XIX na sinalização do século XXI a partir do uso destes tipos digitais.

Resumo (Inglês)

The present work aims to investigate the historiography of streetcars that have had historical and cultural importance in Rio de Janeiro, Brazil. Considering the development of the city, this work studies the tramway network that covered Rio between 1868 and 1966 and that played a decisive role in its spatial and social configuration - both for its utility

In this context, the project addresses the communication systems that supported the urban railroads, such as maps and signs, and especially the streetcar route and destination indicators. The last ones specially because they maintained a cohesive style for 60 years, despite being hand-painted, and because they presented sophisticated and ingenious solutions to the problem of legibility in vehicles and the occupation of space, by following theories of legibility in vogue at the time and using letterforms specifically adapted to horizontal expansion and compression.

In order to contextualize Rio's tramway signs historically, but also in the larger fields of vehicle signage, legibility, lettering and typography, a survey shows the American origins of these letterforms, the impact that tramway signs have had on Rio's visual culture, the formal characteristics of the signs that are of typographic interest, and their relationship to other typefaces developed for vehicle signage.

From the description and contextualization of this historical model of a carioca sign of great cultural importance, a family of digital typefaces is developed that reinterprets the letterforms of the tramway signs, using the ingenious and naïve solutions of the tramway letterers, but adapting the letterforms to function in contemporary signage contexts.