--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

TFGs

312 itens encontrados
a-z crono
Graduação Design

Sistema de sinalização horizontal para indústria

Tese (hoje TCC) para a diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial (1972). Consiste na análise da semiótica, dos tipos de processamentos industriais e do uso da cor na segurança industrial. Posteriormente desenvolve uma proposta de Norma de Cor para segurança do trabalho e, por fim, apresenta um sistema de sinalização horizontal para a indústria.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972
Glaucio de Oliveira Campello
Graduação Design

Sistema de sinalização noturna de segurança : sinaleira luminosa de informação preventiva

Tese (hoje TCC) para diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1974) analisa a falta de um dispositivo na sinalização noturna nas vias urbanas. A tese também investiga as diferentes barreiras existentes e definições dos sinais de trânsito. Por fim, o projeto tem como produto final o desenvolvimento de um instrumento para iluminação das vias.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974
Gracia Maria Carvalho Silva
Graduação Design

Sistema informativo para auxílio na implantação da coleta seletiva em estruturas de habilitação urbanas

Este projeto propõe tornar-se um facilitador da implantação da coleta seletiva adaptada à estrutura de habitação da cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, ele difundirá as informações e motivações necessárias para que a coleta possa ser implantada por meio de um sistema de peças gráficas informativas. Este sistema é baseado em um infográfico, para exposição nas áreas comuns de prédios e condomínios, e cartilhas voltada para cada personagem desse processo: moradores, funcionários dos prédios e síndicos.

2010
Cynthia Santiago Barbosa Bravo
Graduação Design

Sistema informativo para orientação dos usuários em terminais de passageiros de aeroportos

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1974) versa sobre um sistema informativo para orientação dos usuários em terminais de passageiros de aeroportos. Inicia analisando aspectos do tráfego aéreo e em seguida propõe um sistema informativo.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974
Atsuhiko Hiratsuka
Graduação Design

Sistema orientador da circulação de pessoas no interior de empresas e edifícios comerciais

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial se propõe a resolver o problema de orientação visual de pessoas a locais de seus interesses. O trabalho tem como objetivo um tratamento gráfico correspondente a informação no local programado.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972
Vários responsáveis
Lia Monica Rossi
Paulo Milton de Alencar Barreira
Graduação Design

Sistema para arquivar diapositivos de 36 mm

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1973) aborda coleta de dados, pesquisa de material, análise de sistema de informação, processo de moldagem para o desenvolvimento de um sistema para arquivar diapositivos de 36mm.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1973
José Arguello Vivas
Graduação Design

Sistema para implementação de escolas de vela

Este trabalho mostra o processo de criação de um projeto que tem como objetivo final criar uma estrutura que sirva de base para que sejam implementadas novas unidades de projetos náuticos e escolas de vela que se localizam em beiras de praias, rios e lagoas. Tal projeto utiliza como referência o exemplo do IRN (Instituto Rumo Náutico) - Projeto Grael.

2011
Samuel Freitas Moraes Gonçalves
Graduação Design

Sistema para mobiliário de piscina e locais similares

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema de mobiliário de alta resistência e que busca estar de acordo com as preocupações ecológicas vigentes para a utilização em espaços comuns de hotéis e resorts. Aqui é descrito todo o processo de pesquisa e desenvolvimento de um sistema que consiste em uma espreguiçadeira, caixa lateral com espaço térmico, caixa com tranca e uma segunda caixa para a armazenagem e suporte de um sombreiro especial de praia. Todo esse conjunto sendo devidamente planejado para ser construído com materiais de fácil reciclagem ou biodegradáveis.

2017
Erick Teixeira de Araujo
Graduação Design

Sistemas para exposições

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC trata da temática das exposições , especificamente dos sistemas utilizados para viabilizar esses eventos. No conteúdo é possível ver uma extensa análise sobre os aspectos que permeiam a preparação de uma mostra, como fatores ergonômicos, projetuais, de estrutura, entre outros. 

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1976
Vários responsáveis
Maria Lucia Ayres
Roberto Prates D'Aquino
Graduação Design

Sobre a cor e as casas de moradia

Tese (Hoje TCC) analisa a preferência por cores na pintura externa de casas no Rio de Janeiro, considerando influências culturais. A pesquisa estrutura-se em torno desses extremos de moradia e padrões de vida diferentes. A cor das casas pode ser um indicador do padrão cultural do morador. A utilização de cores nas casas não é apenas uma questão de moda, mas fortemente condicionada por fatores culturais. A pesquisa utiliza fotografias para analisar o contraste na escolha de cores nas casas. O objetivo do projeto é demonstrar como a cor das casas reflete aspectos culturais e sociais dos moradores.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1979
Cláudia de Angelis Costa Braga
Graduação Design

Sobrenós: desvendando a jornada do câncer de mama

Com este projeto buscou-se refletir sobre a relação do design com a área da saúde, e como uní-los para propor melhorias na qualidade de vida. Assim, o tema escolhido, câncer de mama, é tratado sob o ponto de vista do design.

A partir de uma abordagem guiada pela soma de perspectivas diversas (mulheres portadoras do câncer de mama, seus familiares, e os profissionais de saúde), foi possível mapear a jornada do câncer de mama e o seu impacto na vida cotidiana.

O estudo resultou em um livro, que tem como objetivo inspirar pessoas através de histórias reais, encorajar o enfrentamento da doença e proporcionar educação sobre câncer. Contribuindo assim, no processo de desmistificação da doença. Por fim, busca-se especialmente impactar positivamente na vida das pessoas e reafirmar a importância da multidisciplinaridade no campo da saúde.

2015
Bruna de Oliveira Lopes
Graduação Design

Soma - Plataforma Online para Artistas Digitais

Soma foi um projeto onde se foi criado e prototipado uma plataforma online para artistas digitais, onde se pode interagir com diversas outras plataformas utilizadas por esse público. Na plataforma é possível publicar, visualizar e interagir com diversas publicações de diferentes sites e aplicativos em um só lugar, visando facilitar o trabalho dos artistas que utilizam tais ferramentas.

2023
Leonardo de Medeiros Furquim
Graduação Design

Sonar Uma aventura submarina

Este relatório trata das importâncias e etapas do desenvolvimento do áudio jogo Sonar, disponível em https://sonarjogo.github.io/Sonar_O_Jogo/ . Ele se passa em um submarino brasileiro durante a segunda guerra mundial e apresenta fins educativos acerca das complicações políticas que o Brasil passava na época. Apesar deste tópico já ser importante, o verdadeiro objetivo é fazer um jogo acessível tanto para pessoas cegas quanto para videntes. O submarino passa então de uma ambientação para uma metáfora, dado que, como os cegos, também se localiza por meio de sons. E, por ser uma experiência de confinamento, é extensiva a muitos de nós durante a pandemia de COVID-19.

2021
Theo Pereira da Cunha
Graduação Design

StoryboardDesign: O storyboarding aplicado ao design

Storyboarding é uma atividade característica mas não restrita à área da cinematografia e que consiste em criar uma sequência narrativa visual. Os princípios dessa atividade provam-se úteis na área do design, por exemplo, para aplicar uma identidade visual, demonstrar a montagem de um produto ou ilustrar a interação entre um usuário com determinado serviço. StoryboardDesign é um projeto editorial que procura ser tanto um dicionário, introduzindo as definições de um “Storyboard” em diferentes campos do design, quanto um catálogo, explorando essa variedade de aplicações do storyboarding em projetos. O trabalho foi desenvolvido por Eduardo da Silva de Alencastre Ceva como Trabalho de Conclusão de Curso na Escola Superior de Desenho Industrial, sob a orientação da professora Barbara Szaniecki.

2021
Eduardo da Silva de Alencastre Ceva
Graduação Design

Subúrbio Sobre Rodas

O projeto consiste em um sistema de informações e práticas acessíveis, com a intenção de impulsionar o lazer e turismo para pessoas cadeirantes em bairros do subúrbio carioca, além de valorizar culturalmente esses locais expressivos do Rio de Janeiro e pouco explorados turisticamente.

Madureira é o bairro piloto escolhido para implementação e exemplificação no projeto.

A partir de análises, identificou-se necessidades relacionadas à iniciativas e ações em acessibilidade que não fossem diretamente associadas às barreiras físicas, arquitetônicas e infraestruturais. Mas sim à disponibilização de informações, materiais e tecnologias que facilitem a escolha e acesso a mobilidade urbana e as práticas de atividades culturais e de lazer. Junto a isso, o desejo de difundir e valorizar o turismo no subúrbio do Rio de Janeiro.

Desse modo, a pesquisa adentra-se no universo de pessoas com deficiência, especificamente os cadeirantes, compreendendo as dificuldades no exercício do direito à inclusão social e inserindo-os no contexto do turismo no subúrbio.

2019
Alessandra Bezerra Campos
Graduação Design

Super 8 : o mini filme

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1971) consiste na análise da câmera Super 8, das características e vantagens desse minifilme.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1970
Roselie Tolentino de Castro Rebelo
Graduação Design

Superfície de manejo

O presente trabalho investiga os pontos de contato entre a superfície da mão e os objetos manipulados, dividindo os fatores pesquisados em dois grupos: objetivos e subjetivos. Os fatores objetivos referem-se às propriedades mensuráveis dos objetos, incluindo aspectos geométricos, físicos, elétricos, óticos, térmicos e químicos, como desvio médio aritmético, coeficiente de atrito e resistividade elétrica. Os fatores subjetivos consideram as relações entre o homem e o objeto, abordando questões fisiológicas, psicológicas e sociológicas, como a superfície palmar, agressões externas aos tecidos da mão, percepção tátil e uso social do objeto. Este estudo detalha tanto as propriedades materiais dos objetos quanto a interação humana com eles, proporcionando uma compreensão abrangente do manejo de superfícies.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1971
Pedro Luíz Pereira de Souza
Graduação Design

Supermercados, uma projeção prospectiva : embalagem para uma linha de geleias

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial projeta uma embalagem para uma linha de geleias.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1971
Roberto Amaro Lanari
Graduação Design

Tatuagem não dói

Este relatório descreve o desenvolvimento de um site que pretende apoiar a etapa criativa de tatuagens. A ideia é justamente tratar esse tema sob a perspectiva do design para investigar seus processos e propor novas soluções para a área. Durante sua execução foram utilizadas metodologias de design de interação — como design centrado no usuário, wireframes, prototipação e testes de usabilidade — e design thinking — descobrir, definir, desenvolver, entregar.

2020
Ulli Maia
Graduação Design

Taxímetro

Tese (hoje TCC) para diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1974) investiga a história do taxímetro no mundo e no Brasil, tendo como objetivo do projeto o redesenho de um.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974
Joana Edvige Bielchowsky
Graduação Design

TEM DIAS a passividade imposta pelo isolamento social

Tem Dias, é um filme curta-metragem de gênero autobiográfico, projetado como trabalho de conclusão do curso de bacharelado em design da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, pela aluna Carolina Garcia da Silva, sob orientação da professora Zoy Anastassakis. O curta-metragem busca mostrar através da minha vivência todos os processos passados por mim e, acredito, por uma grande quantidade de pessoas ao depararmo-nos dentro de uma pandemia nos dias de hoje, onde muitas mudanças estão acontecendo. A narrativa busca relatar todas as emoções sentidas por mim e a minha adaptação a esse novo universo.

2021
Carolina Garcia da Silva
Graduação Design

Tempo e informação no cinema : memória descritiva

Tese (hoje TCC) para diplomação de Programação Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1967) que versa sobre a construção de uma roteiro visual para um filme. Nele o foco é usar fotografias invés de desenhos.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1968
Vários responsáveis
Joaquim Redig
Sandra Fanzeres
Graduação Design

The Wide World

The Wide World é uma proposta de narrativa experimental baseada na multiplicidade de pontos de vista. Assumindo que uma narrativa convencional é por si só condicionada ao ponto de vista de um narrador, o projeto propõe romper essa unanimidade ao introduzir a possibilidade de interpretações distintas sobre uma mesma história. O intuito é que as impressões do leitor acerca do que foi lido sejam, ao fim, uma síntese das diferentes perspectivas apresentadas, mais que a assimilação de uma única perspectiva. O projeto faz uso de aparatos tecnológicos recentes como plataforma de funcionamento, que proporcionam uma experiência intuitiva e dinâmica.

2014
Renan Borges Porto
Graduação Design

Tipografia: expressão e criação no meio digital

Em um mundo cada vez mais conectado, em que a comunicação digital escrita é marcada por recursos de expressão pessoal limitados, a tipografia assume um papel determinante: ela representa não só o conteúdo do texto, mas a própria oralidade e toda sorte de emoções e estados de espírito, como no caso dos emoticons. Assim, a tipografia é responsável pela transmissão de mensagens, valores e emoções e, por vezes, letra se confunde com imagem. Por isso, uma tipografia modular que possui seu próprio software e convida o usuário a personalizá-la, traz em si enorme potencial criativo para experimentação e exploração de valores linguísticos, expressivos e imagéticos. 

2012
Camila dos Santos Jordão de Oliveira
1... 10 11 12 13