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PPDESDI Mestrado

A revista O Tico-tico: uma análise gráfica da infância no Brasil em 1905, 1923, 1941 e 1955

Resumo

A presente dissertação tem como principal objetivo analisar as transformações de ordem visual, semântica e retórica na revista O Tico-tico (1905-1962), a fim de compreender os valores morais projetados para a infância em quatro fases da publicação, em 1905, 1923, 1941 e 1955. Ao longo de sua extensa existência, O Tico tico, um dos primeiros periódicos nacionais voltados para o público infantil, configurou se como um importante veículo de comunicação, sempre alinhado com conteúdos escolares e com o propósito de formação moral da sociedade brasileira em um momento de busca por projetos de identidade nacional. De maneira consistente, reafirmou o objetivo tríplice instaurado desde o lançamento, o de instruir, distrair e formar os jovens brasileiros. Ao longo de mais de cinco décadas, a revista se comunicou com o público infantil de maneira carismática e pioneira, reproduzindo em seus personagens, contos e seções arquétipos tipicamente brasileiros e reafirmando uma determinada visão de infância. Na presente pesquisa serão explorados os recursos visuais, como diagramação, tipografia, ilustração, composição, além de aspectos narrativos, a fim de compreender sob o ponto de vista do design gráfico o posicionamento moralizante e pedagógico da revista O Tico-tico. E, desta forma, estabelecer os códigos visuais projetados sobre a infância, para o público da revista em quatro fases editoriais pivotais. Esta dissertação se insere nas áreas de história do design brasileiro e memória gráfica.

Resumo (Inglês)

The present dissertation has the main objective of analyzing the visual, semantical and rhetorical transformations in the O Tico-tico magazine (1905-1962), in order to comprehend the moral values projected towards children in four phases of the publications, 1905, 1923, 1941 and 1955. During its extensive existence, O Tico-tico, one of the first brazilian journals directed at children, established itself as an important communication vehicle, always aligned with school content and a clear purpose of moral formation in Brazilian society, at a time marked by projects of national identity. In a consistent manner, the magazine always reaffirmed the triple objective established since the beginning: to instruct, distract and inform young brazilians. For over five decades, the magazine created a charismatic and pioneer way of communicating, reproducing in its characters, tales and sections typical Brazilian archetypes and reaffirming a specific vision of childhood. In this research the visual resources, such as layout structure, typography, illustration, composition along with narrative aspects will be explored as to comprehend the pedagogical and moralyzing positioning of the magazine in the field of graphic design. That way we aim to identify the visual codes of infancy directed at the consumers in four pivotal editorial moments. This dissertation is inserted in the areas of brazilian graphic design history and graphic memory.