Design de heurísticas para avaliação de sistemas de realidade virtual semi-imersiva
Esta tese apresenta o processo de criação de heurísticas novas para avaliar aplicações de realidades semi-imersivas. Insere-se no contexto do design de interação, especificamente na parte de design de experiência de usuário - UX (user experience design) com a utilização destes conhecimentos voltados para a tecnologia da Realidade Virtual (RV), semi-imersiva, ou não imersiva, também chamada realidade virtual de desktop. O foco da pesquisa é a usabilidade destas interfaces, especificamente a avaliação de como se percebe o uso destas. Para isto, são abordadas as avaliações heurísticas e as heurísticas de domínio específico para as aplicações de RV semi-imersiva com fins educacionais. Após extensa pesquisa bibliográfica, verificou-se a insuficiência de heurísticas existentes para o domínio da RV semi-imersiva, como também poucas, para RV em geral, sendo assim constituído nosso problema de pesquisa. Partindo do problema de pesquisa, encontramos na Design Science Research (DSR), a metodologia de pesquisa adequada para estruturar, organizar e orientar este trabalho. Seguindo as etapas da DSR, buscou-se os métodos e técnicas de geração de heurísticas, artefato selecionado para solução do problema levantado. A partir dos métodos estudados, desenvolvemos um método próprio composto por 8 etapas. Assim, desenvolvemos e propusemos um conjunto de heurísticas de usabilidade para aplicações educacionais de RV semi-imersiva, baseadas em informações e problemas de usabilidade encontrados em mais de 60 artigos, pesquisados na revisão bibliográfica. Estas heurísticas foram testadas e validadas por especialistas, utilizando também uma lista de controle, com heurísticas para RV em geral, seguindo as instruções da metodologia que propomos. Após análises estatísticas, os resultados indicam que as heurísticas propostas por esta tese obtiveram desempenho melhor que as da lista de controle, tanto na quantidade de erros gerais encontrados como na especificidade e qualidade destes erros, abordando aspectos que não são contemplados pelas heurísticas de controle e que ajudam a projetar aplicações melhores no domínio da RV semi-imersiva.
This thesis presents the process of creating new heuristics to evaluate semi-immersive reality applications. Is inserted in the context of interaction design, specifically in the part of user experience design - UX (user experience design) with the use of this knowledge focused on semi-immersive, or non-immersive, Virtual Reality (VR) called desktop virtual reality. The focus of the research is the usability of these interfaces, specifically the evaluation of how to perceive their use. For this, heuristic assessments and domain-specific heuristics are addressed for semi-immersive applications for educational purposes. After extensive bibliographic research, there was a lack of existing heuristics for the semi-immersive VR domain, as well as few, for VR in general, thus constituting our research problem. Starting from the research problem, we find in the Design Science Resource (DSR), the appropriate research methodology to structure, organize and guide this work. Following the steps of the DSR, we sought the methods and techniques for generating heuristics, an artifact selected to solve the problem raised, and based on others methodologies, we developed a method composed of 8 stages. Thus we developed and proposed a set of usability heuristics for educational semi-imersiva VR applications, based on information and usability problems found in more than 60 articles, researched in the bibliographic review. These heuristics were tested and validated by specialists, also using a control list, with heuristics for VR in general, following the instructions of the methodology that we proposed. After statistical analyses the results indicate that the proposed heuristics performed better than those of the control list, both in the number of errors found and in the specificity and quality of these errors, addressing aspects that are not covered by the control heuristics and that help to design better applications in the domain of semi-imersiva VR.