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TFGs

182 itens encontrados
a-z crono
Graduação Design

3 [três]

O projeto consiste em um livro que aproxima Arte Design e Arquitetura pela figura geométrica do triângulo e fornece triangulações oriundas de diversos campos do conhecimento como metáforas para relações entre aquelas três áreas.

2011
Igor Postiga Tavares
Graduação Design

Ponto Final de Ônibus

Este projeto consiste no desenvolvimento de uma estrutura para funcionários e passageiros que utilizam os pontos finais de ônibus do Rio de Janeiro, com o objetivo de humanizar as condições impostas nos locais finais e iniciais de embarque e desembarque. A pesquisa para o projeto foi realizada em duas etapas: a primeira foi feita em campo com o objetivo de identificar as principais necessidades da população que utiliza o transporte público, através de entrevistas com funcionários e passageiros, também houve a observação estrutural e funcional do sistema de ônibus para poder identificar suas principais falhas e possibilidades para a melhora através do projeto. A segunda etapa foi a análise dos resultados da primeira etapa com os temas mais recorrentes na pesquisa para definir o foco do projeto.

2011
Mariana Peres da Silva
Graduação Design

A Crise do Design e as Possibilidade de Uso

Através do discurso fenomenológico de Merleau-Ponty, que em linhas gerais, significa um retorno as "essências", busco demonstrar que ao longo da história da profissão, o designer ao tratar do conceito "função", o trata de maneira impositiva e pré-determinada. Perpasso pelos fundamentos do Design Moderno (funcionalismo) e percebo a iminência clara de uma crise. Crise esta que reflete a necessidade do Design reconstruir sua relação com a ciência e a sociedade, entendendo o industrialismo como algo padronizador e alienante. Por fim realizo uma experiência, onde desejo demonstrar a distinção entre "função" e "uso" enxergando a função como um uso particular do objeto. Com isso, podemos conceber também o Design como um gerador de possibilidades de uso, ao invés de somente atender a necessidades do usuário.

2011
Caio Souza Alves
Graduação Design

Memoráveis

Este projeto se propõe a documentar um pouco da nossa memória editorial carioca durante a belle époque e os costumes e hábitos da sociedade que viveu naquela época. Para isto, foi planejada, criada e desenvolvida uma animação piloto de uma série maior. Nesta animação o período considerado foi a década de 1920 e nesse espaço de tempo foi utilizada como referência e instrumento de trabalho a revista Para Todos, periódico que nasceu em 1918 e que nos anos seguintes, se tornaria um especial veículo de informação e também de divulgação do que se vivia naquela década pela população do Rio de Janeiro.

2010
Thamyres Mitidieri Barbosa
Graduação Design

Inclusão social através da Educação de Jovens e Adultos

Este projeto pretende transpor os muros da escola com uma ação que visa à conscientização da sociedade para a necessidade de incentivar a matrícula de novos alunos no Programa de Educação de Jovens e Adultos da cidade do Rio de Janeiro. Para isso foi, elaborada uma série de cinco cartazes modulares abordando este tema sob a forma de uma campanha.

2010
Tiago Gonçalves
Graduação Design

Sistema informativo para auxílio na implantação da coleta seletiva em estruturas de habilitação urbanas

Este projeto propõe tornar-se um facilitador da implantação da coleta seletiva adaptada à estrutura de habitação da cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, ele difundirá as informações e motivações necessárias para que a coleta possa ser implantada por meio de um sistema de peças gráficas informativas. Este sistema é baseado em um infográfico, para exposição nas áreas comuns de prédios e condomínios, e cartilhas voltada para cada personagem desse processo: moradores, funcionários dos prédios e síndicos.

2010
Cynthia Santiago Barbosa Bravo
Graduação Design

Heróis: aplicativo de álbum de figurinhas virtual

HERÓIS: aplicativo de álbum de figurinhas virtual, tem como objetivo apresentar a criação de um site que tem como fim colecionar figurinhas de atletas e contar a historia de cada um. O autor usou como base para o site o livro Heróis do Esporte, de José Augusto de Aguiar da Costa. A partir da pesquisa, buscou destacar o papel das Redes Sociais, por proporcionar interação entre a população, entrelaçando o Esporte, a Cidadania a as Redes Sociais. O autor teve como umas das principais razões para a criar o site o fato de como o futebol pode se tornar um meio de inclusão e resgate social de jovens que teriam suas vidas perdidas por viver no crime ou condições financeiras baixas, vendo o futebol como uma salvação.

2010
Michel Corrêa de Mello
Graduação Design

Maturidade: Sistema de organização dos pertences pessoais de idosos

O projeto consiste em um sistema de armazenamento e organização de pertences pessoais voltado para o publico idoso. Levando em conta as características e necessidades desse público, o sistema tem espaços que hierarquizam os objetos de acordo com importância e frequência de uso, minimizando as dificuldades diárias encontradas dentro do próprio lar. Respeitando o idoso como cidadão adulto, dotado de poder de decisão, porém, sem rotulá-lo como alguém que tem necessidades especiais. 

2010
Daniele Reis Rodrigues da Cova
Graduação Design

Mobiliário Transportável para Abrigo Temporário Interno

O TCC Mobiliário Transportável, da ex-aluna Bianca Mello de Carvalho, é baseado na precariedade do acolhimento de pessoas pós-desastre, e visa analisar os aspectos faltantes nesse atendimento e propor soluções baseadas na necessidade que um núcleo familiar precisa após sofrer com uma tragédia. O trabalho é fundamentado em dados sobre desastres naturais, e a quantidade de pessoas que por eles são afetadas, para que possa ser trabalhada a melhor maneira de abrigar as pessoas que são atingidas e ficam sem ter o que comer, o que vestir e onde ficar. O produto ideal para estas situações foi feito com o intuito de aproveitar da melhor maneira possível o espaço e ao mesmo tempo atender todas as necessidades de uma família dentro de um abrigo. O projeto exemplifica o produto com a especificação dos materiais usados, os protótipos feitos, até chegar no produto final, com a simulação de uso. Logo, trata-se de um projeto baseado na funcionalidade e finalidade de seu produto, a fim de proporcionar uma melhora na situação de pessoas que estariam em situação de calamidade.

2010
Bianca Melo de Carvalho Ocampo
Graduação Design

O Canto da Cidade: o design aplicado a nova paisagem sonora schaferiana

O Canto da Cidade”, de Saulo José Lopes M. Macedo é um projeto que aborda uma problematização existente nas cidades urbanas com o decorrer da Revolução Industrial –principalmente no Rio de Janeiro, como inspiração do seu projeto. Dessa forma, ele reflete sobre a poluição sonora, suas origens, suas causas e suas consequências baseado no pensamento do musicólogo canadense Murray Schafer (Ontário, 1933). Criou assim, um projeto para maior consciência sobre o problema, dando a chance de construção para uma nova e melhorada paisagem sonora, trazendo-nos a consciência que somos responsáveis pela construção da coletividade. Também motivado por seu problema auditivo e social, por trata-se de um problema maior do que nos damos conta, Saulo projetou um módulo produzido com tubos afim de abafar os sons externos e criando, dentro desse micro-espaço, um novo som, um novo canto, mais afinado para a cidade e para as pessoas ao serem impactadas reflexivamente sobre sons da cidade.

2010
Saulo José Lopes Matuschka Macedo
Graduação Design

A VOZ DA RUA - Relatório de Projeto de Graduação

A voz da rua é um projeto que foi concebido a partir da intenção de desenvolver um sistema de comunicação para o diálogo e a reflexão crítica a respeito de questões de relevância social que muitos de nós não estão, a princípio, interessados em discutir. Além da conceituação, a ideação e a pesquisa de referências estéticas, realizou-se uma pesquisa sobre população em situação de rua, que fundamentou a produção de duas intervenções urbanas. Os registros das intervenções realizadas, que incluem depoimentos de diversos transeuntes, foram editados e disponibilizados no website www.avozdarua.net.

2010
Clarice Rocha Goulart
Graduação Design

COMUNIQ

O projeto "COMUNIQ" tem como principal objetivo, aumentar a participação do cidadão em seu papel fiscalizador e estreitar a comunicação/interação entre o cidadão e o governo. Em um aplicativo de celular e através de uma rede social, o cidadão, junto com a comunidade, têm a possibilidade de indicar soluções de problemas na cidade e relatar para as autoridades competentes, participando de todo o processo de melhoria do local. Por meio de entrevistas, alunos do ensino médio mostraram que compreendem as atribuições do estado. Assim, foi levantada a hipótese de que o cidadão com maior conhecimento do que é o estado e seus deveres, é mais qualificado para exigir seus direitos como cidadão. A pesquisa foi realizada a partir do relato dos alunos. Tratando qualitativamente, categorizando e agrupando seus relatos usando uma técnica de análise de conteúdo.

2010
Rafael Carvalho Ferraz
Graduação Design

Adornos: Um retrato do folclore brasileiro

Adorno - Aquilo que enfeita ou adorna

O TCC em questão, nos traz uma proposta para o desenvolvimento de adornos com inspiração nas lendas do norte do Brasil.

Os adornos indígenas brasileiros são uma rica fonte de inspiração para o design contemporâneo, com suas formas orgânicas, cores vibrantes e técnicas artesanais únicas. A utilização desses elementos pode trazer autenticidade e valor cultural às criações modernas. Com isso em mente, o foco está nas áreas de patrimônio material, utilizando produções artesanais indígenas para tais ornamentos, nos quais seis das dez histórias apresentadas foram usadas como inspiração para os enredos e significados.

Ao longo do TFG, encontram-se instruções, inspirações, exemplos e processos criativos e práticos que são importantes para o significado e a realização dos ornamentos apresentados

2010
Ana Folhadella Barboza Bellagamba
Graduação Design

Vozes de uma cidade em andamento

VOZES DE UMA CIDADE EM ANDAMENTO é um projeto que questiona a aceleração que caracteriza a dinámica social contemporánea nas grandes cidades, ricas em intolerância e ansiedade. Em sua porção teórico-reflexiva, o projeto estabelece os princípios de revisão da apropriação tecnológica e de valorização do contato humano e do tempo qualitativo. A formalização projetual consiste de um DVD, cujo video principal é uma narrativa não-linear que conjuga très elementos básicos: imagens capturadas no Rio de Janeiro em 2010; audio proveniente de entrevistas e também extraído de documentários e websites; e esquetes roteirizados por mim e interpretados por dois colaboradores

2010
Juliano Caldeira Kestenberg
Graduação Design

Fluxus- mobilidade inteligente

O projeto “Fluxus” tem como objetivo melhorar a acessibilidade e experiência de usuários do serviço municipal de ônibus no Rio de Janeiro, através de um ponto de ônibus digital com disponibilização de informações usufruindo de dispositivos tecnológicos como telas táteis e com reconhecimento de voz e sensores de GPS para ajudar os usuários a tomarem decisões e planejarem melhor suas viagens tornando-as mais seguras e eficientes. Foi utilizada a pesquisa etnográfica, exercida através da combinação de duas estratégias de abordagem: uma rápida e exploratória e a outra em profundidade, a primeira com uma visão mais ampla.

2010
Diego Azevedo Sá Brito
Graduação Design

Que bicho é esse?: uma experiência sensorial para crianças cegas

Esse trabalho traz um projeto de experiência sensorial destinado para crianças cegas e com dificuldades visuais, na faixa dos 4 a 6 anos, oferecendo diferentes texturas inspiradas em pelos e estruturas de animais, como o casco de uma tartaruga e a pele de um elefante. O objetivo do projeto é auxiliar o ensino sobre animais através das sensações vindas do toque.Além de apresentar as texturas e os formatos dos animais usados no projeto, o livro do trabalho agrupa informações sobre a população deficiente no Rio de Janeiro e no resto do país principalmente os deficientes visuais. Trazendo também outros produtos — como o Livro Negro das Cores e o mapa tátil da Fundação Dorina Nowill — e iniciativas — como a Associação dos Deficientes Visuais do Rio e Audioteca Sal e Luz — criados para o publico cego e também uma pesquisa sobre o Instituto Benjamin Constant, falando de sua historia e atividades.

2010
Rafael Abreu Cunha
Graduação Design

A vida judaica

A partir do tema "Design e cidadania" propomos a apresentação de informação sobre a tradição e a cultura judaica para o público brasileiro em geral. Considerando as iniciativas do estado em celebrar a diversidade cultural brasileira, percebemos a carência de uma interface como esta no Rio de Janeiro, que divulgue os hábitos e práticas deste segmento da população, cuja etnia e religiosidade expressam parte da cultura carioca, fluminense e brasileira. Para isso, conceituamos forma e conteúdo para uma exposição de longa duração a se localizar no subsolo do Grande Templo Israelita do Rio de Janeiro. A abordagem da curadoria visa um eixo de aproximação com o público através de um fio condutor universal: as unidades de passagem do tempo. A exposição consiste de dez módulos que traduzem visualmente vários conceitos do judaísmo. São eles: Questão de fé; O Alef Beit; povo do Livro; Ética, moral e valores; O dia; A semana; O mês; O ano; a Vida e a História.

2010
Alice (Alizah) Chekroun
Graduação Design

Sanitário público: design e cidadania

O projeto tem como busca fazer uma análise dos sanitários públicos atuais, passando pelos primeiros relatos de construção de sanitários públicos, até os projetos futurista da atualidade, direcionando seu foco na cidade do rio de Janeiro e suas particularidades, dando uma atenção especial na situação de calamidade que a cidade é encontrada, após grandes eventos realizados nela. Propondo uma solução humanizada para os usuários de sanitários públicos em locais de grande circulação de pessoas.

2010
Luciana dos Santos Baptista
Graduação Design

Rio: experiência natural: experiências na visualização do ambiente do mar

O projeto é uma exploração visual do ambiente do mar através da interação dos diferentes fatores que afetam sua dinâmica. O conceito e os dados para esta exploração foram elaborados a partir da observação direta de um ponto da cidade do Rio de Janeiro, almejando com este processo uma aproximação entre o cidadão e a natureza da cidade. O objetivo do projeto é experimentar com novas formas de visualização de informação através da utilização do pensamento e processo de design combinados à linguagem de programação.

2010
Joana Mendez Koiller
Graduação Design

BikeStop: bicicletário para o Rio de Janeiro

O projeto analisou diversos cenários, conseguindo definir os quatro maiores desafios que ciclistas encontram no meio urbano. O produto consiste em um conjunto de 4 módulos – estacionamento para bicicletas próprias, estacionamento para locação de bicicletas, banheiros e comércio- que possibilita diversas formas de arranjos dependendo do meio no qual seria inserido.

2010
Jefferson de Oliveira Gomes
Graduação Design

Viewfinder

Sejam bem-vindos à leitura do TCC "Viewfinder: o poder da fotografia na era digital". O mundo atual é marcado por uma avalanche de imagens, que nos alcançam de diversas formas e por diferentes meios. Nesse cenário, a fotografia se destaca como uma linguagem poderosa, capaz de transmitir mensagens e despertar emoções. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da fotografia na era digital, considerando as transformações tecnológicas e culturais que influenciam a produção e o consumo de imagens. Ao longo do projeto, foi adotado um olhar multidisciplinar, que incluiu a contribuição de profissionais de áreas diversas, bem como a realização de dinâmicas educacionais que envolveram a reflexão, o debate e a criação. Acreditamos que a fotografia é um tema atual e relevante, que demanda uma abordagem crítica e aberta ao diálogo. Com este TCC, esperamos disseminar um olhar mais curioso e crítico sobre o fenômeno da fotografia 2.0, estimulando a reflexão e a criação de novas possibilidades. Convidamos vocês a embarcarem conosco nessa jornada e a mergulharem no universo da fotografia na era digital

2010
Luisa Pereira Fosco
Graduação Design

O todo não é à parte

‘O todo não é a(à) parte’ é um projeto que visa promover o reconhecimento de semelhanças e possíveis influências de danças árabes nas expressões culturais brasileiras. Este consiste de três tipos de peças gráficas: flipbook; cartão postal e spread de revista. Todas têm em comum o objetivo de intrigar e surpreender o espectador ao perceber semelhanças inusitadas entre essas danças.

2010
Natália Toledo de Lossio e Seiblitz
Graduação Design

Mundo fabuloso: fábulas no processo de aprendizagem

O projeto consiste na utilização de fábulas nas séries iniciais - 1a e 2a do Ensino Fundamental como um complemento às aulas de Português. Serão utilizadas narrativas visuais e cadernos de atividades de forma a ajudar aflorar a imaginação, comunicação e, principalmente, a interpretação visual e textual das crianças. Ao mesmo tempo em que a essência das fábulas incentiva o bom comportamento e a boa conduta.

2010
Glauber Magalhães Pereira
Graduação Design

Videomapping de Guerrilha

Videomapping de Guerrilha é um projeto de pesquisa de linguagem em mapeamento de projeções. A ideia central é abrir possibilidades sobre formas inovadoras de se pensar design, criando alternativas de produção mais sustentáveis do ponto de vista ecológico, social e moral. O projeto foi desenvolvido em duas frentes. A primeira trata de considerações teóricas sobre o design relacionado à moral e à cidadania, sobre desmaterialização e sobre tecnologia. A segunda frente consiste em pesquisas de mapeamento de projeções em diversas superfícies e da criação de um protótipo funcional: uma exposição em videomapping (mapeamento de projeção), realizada exclusivamente com equipamentos e espaços já existentes na escola, sem a criação de nenhuma peça descartável.

2010
Bernardo Santos Schorr
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