TFGs

Iconografia do médio São Francisco
Tese (hoje TCC) da diplomação de Programação Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1973) consiste em uma análise profunda sobre a iconografia e a sinalização encontradas no Médio São Francisco, parte do Vale de São Francisco, e o que as originou.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.


Identidade Carioca: Resgate a História Cultural
O projeto monográfico “Identidade Carioca: resgate a história cultural”, de José Joaquim de Barros desenvolveu um vídeo que faz parte de uma exposição transitante que conta a história da Revolta da Vacina, tendo como base a busca pela cidadania e pelos direitos de autonomia individual. Assim, sobre a reflexão temática da identidade de um povo construído a partir da história de uma determinada sociedade e suas transformações sofridas ao longo do tempo, a ideia foi resgatar a história cultural da cidade do Rio de Janeiro por meio de situações e manifestações em que se buscou cidadania. Portanto, a proposta foi desenvolver um projeto sobre um dos momentos mais tensos e intensos da história do Rio de Janeiro de busca pelos direitos e democracia. Contudo, foi desenvolvido uma seção do que seria uma exposição itinerante destinado a ser apresentada em ruas da cidade sobre a busca pela cidadania popular durante a Revolta da Vacina.

Iluminação de interiores
Tese (hoje TCC) para diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1970) que versa sobre a iluminação de interiores, considerando temas como espectro de luz, tipos de luz, conforto visual, visibilidade e sistemas de iluminação.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Iluminação para trabalho
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) aborda aspectos técnicos sobre a iluminação como física da luz, controle, luz e cor, quantidade e qualidade. Posteriormente propõe um sistema de iluminação.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Imagem de marca e publicidade
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1969) que versa sobre as características das imagens de marca. Aborda questões como a importância da personalidade e significado dos produtos em anúncios, a relação dos consumidores com a marca e como essa percepção pode ser influenciada.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Imagem empresarial para um pronto-socorro clínico
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1973) consiste na criação de uma nova identidade visual para um pronto-socorro clínico, visando ser discreta, porém marcante.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Imagens possíveis
Este projeto busca investigar e questionar a relação do fenômeno da produção e representação de imagens. Tendo como ponto de partida o estudo da trabalhos cujo valor e existência são estabelecidos dentro de um universo intangível, colocando assim em evidência a frágil relação entre presença, representação da presença e efemeridade, o projeto, em verdade uma proposta de trabalho contínuo, procura discutir, dentro do contexto das novas mídias, de que forma, através das imagens, nós nos relacionamos com o presente, a memória e a experiência em um mundo que se torna, através da tecnologia, predominantemente imaterial. A investigação relativa a esse trabalho foi desenvolvida a partir de duas vertentes: uma de caráter crítico/teórico e outra, paralela, de caráter mais experimental e propositivo, esta com objetivo de enriquecer e abrir o trabalho teórico a diferentes possíveis pontos de vistas e confrontações. Enquanto exploração propositiva, um exemplar de 13 folhas contendo pequenas indicações de ações ou visualizações foi entregue a um grupo variado de pessoas. No momento da entrega, a única contrapartida solicitada era de que essas indicações fossem lidas e, se possível, vivenciadas. Quanto ao trabalho teórico, este ficou aberto à inserção de referências, reações ou ausência de reações decorrentes de exploração propositiva que pudessem juntar-se à pesquisa iniciada individualmente.

Imersidão
A arte como experiência de comunicação: “Imersidão” é um projeto de natureza teórico-prática que pretende instigar a reflexão acerca da exploração da intimidade e o que significa torná-la pública. É uma investigação que busca entender até onde ela pode levar e como compartilhá-la pode gerar novas conexões, tanto para o criador como espectador, que também faz parte da obra.
Por intermédio da criação de uma narrativa audiovisual, que perpassa por ideias ‘bataillanas’ em relação ao erotismo, o projeto constrói uma abordagem que expõe a relação de intimidade entre casal, na qual há uma total abertura do íntimo de cada um. O projeto busca ratificar como, principalmente em tempos de quarentena e isolamento social, a intimidade torna-se o próprio alvo e aliado do processo criativo: ela é o recurso confrontado em tempos de confinamento.
A construção do filme é marcada pela representação visual de conceitos intangíveis e inaugura uma ideia de verosimilhança, uma vez que foi realizada por um casal que divide, de fato, uma vida íntima, sem nenhum tipo de encenação e inexistência de um roteiro prévio durante as filmagens. Além disso, este trabalho investiga o processo metodológico envolvido na concepção e desenvolvimento de uma narrativa coerente. Vale ressaltar que o produto final desse projeto não é o filme em si, mas a forma como ocorreu sua construção, explicitada através da descrição das etapas envolvidas nos métodos de trabalho que descobri, elaborei, intuí ou aprendi.


Inclusão social através da Educação de Jovens e Adultos
Este projeto pretende transpor os muros da escola com uma ação que visa à conscientização da sociedade para a necessidade de incentivar a matrícula de novos alunos no Programa de Educação de Jovens e Adultos da cidade do Rio de Janeiro. Para isso foi, elaborada uma série de cinco cartazes modulares abordando este tema sob a forma de uma campanha.

Indicações para uma leitura semiótica da Lapa
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1973) consiste em uma análise do bairro da Lapa sob a ótica da semiótica, explorando suas relações com a função social do local.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.


Indústria, mercado e as possibilidades do desenhista industrial : projeto de um fogão residencial a gás
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1966) que versa sobre o papel do desenhista industrial na indústria e no mercado, considerando a posição do profissional como mediador entre as condições da indústria e as necessidades do mercado. Posteriormente desenvolve o projeto de um fogão residencial a gás.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Informações gráficas nas embalagens de consumo
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1976). O trabalho analisa as informações gráficas nas embalagens, classificando-as em transporte e consumo, e investiga a estrutura e funções dessas informações para entender seu impacto ideológico e simbólico no contato com o consumidor.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Interfaces eletrônicas em madeira: fundamento, sistema, técnica e potencial
Sob um cenário de recente revaloração de processos e materiais historicamente relacionados aos ofícios e artesanias, este documento relata etapas do projeto que tem por objetivo posicionar a madeira em um novo espectro de aplicações. Através de intervenções analógicas e digitais, modernas e tradicionais, foi conferida ao material a capacidade de reconhecer o toque e proximidade sem que houvesse alteração de seus atributos táteis e visuais originais.


Interpretando "Clube da Esquina" de conceitos abstratatos a uma coleção de moda
O projeto visa estabelecer uma compreensão dos principais conceitos identificados no álbum “Clube de Esquina” (objeto abstrato) de modo a analisá-los por meio de figuras de linguagem, traduzi-los de maneira imagética, conectando percepções conceituais com reflexos para o universo visual. Baseados nesses estudos é iniciado a criação de desenhos e elementos de representação visual, seguido por um estudo de cor e composição visando a criação de uma coleção de estampas e peças de moda


Jogos pedagógicos para deficientes mentais
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1976). O trabalho investiga a criação e aplicação de jogos pedagógicos adaptados para indivíduos com deficiências mentais, destacando a viabilidade da produção artesanal e a importância dessas adaptações para melhorar a aprendizagem e inclusão social. Posteriormente o TCC propõe o desenvolvimento de jogos pedagógicos para crianças com deficiência mental, focando na percepão visual e coordenação manual, e é adaptado para crianças de 7 a 9 anos, com aplicação também em casos de reabilitação tardia."
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Letreiros pintados
Tese (hoje TCC) da diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1973) pesquisa letreiros pintados na região sudeste do Brasil, a partir de documentos fotográficos, de autoria da própria autora, analisando o campo, informação e elementos presentes.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Lettering manual: individualidade no design gráfico contemporâneo
A partir do meu interesse por ilustração manual, a minha estadia em Londres (2013-2014) e o estudo da tipografia, a ideia da abordagem temática para o meu projeto de formatura se concretizou. Essa simpatia me levou à observação de uma prática comum entre os jovens designers e estudantes que buscam o desenho e técnicas tradicionais como determinantes da sua prática do projeto. Esse desenho de letras, ou "lettering", carrega traços individuais e adiciona personalidade às composições. O produto final é uma série de cadernos que aborda a minha pesquisa e o material desenvolvido com finalidade didática, cujos tópicos são: História e Conceito, Contexto Contemporâneo e Referências, Modelos de Letras e Exercícios Prático. Além do projeto editorial, desenvolvi a identidade visual a partir da própria metodologia proposta.

Levantamento dos perfis e jornadas de usuários para buscas em sistemas de informação de acervos e coleções de mídia – O caso do Sistema Shiro
Esta pesquisa tem como finalidade um levantamento de perfis de usuário do Shiro, plataforma de gestão de conteúdo desenvolvida pela empresa brasileira Plano B, com foco no processo de recuperação da informação.
Este estudo aborda a evolução dos sistemas de busca e indexação da informação assim como questões de experiência de usuário e de desenho de interfaces digitais, dando exemplos de implementações contemporâneas. Nele é documentado também o processo de criação de personas através de estudos com usuários.


Levantamento e análise dos telefones públicos nos centros urbanos : célula para montagem de telefones públicos
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1971) projeta um telefone público, análises de telefones existentes em centros urbanos, análise de espaço mínimos, resolução acústica e componentes do produto.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Livro-brinquedo
Tese (hoje TCC) para diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1967) que traz o resultado de uma pesquisa dirigida à psicologia infantil, percepção e psicologia da forma. Restringindo-se ao campo dos livros e dos brinquedos, desenvolve o que chama de "livro-brinquedo".
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Lixo Comum: Sistema de Coleta de Lixo para Favelas
O projeto monográfico “Sistema de coleta de lixo para favelas”, de Gustavo Barbosa Cleinman elaborou um estudo sobre a coleta e transporte de lixo urbano realizado no mundo e os comparou com a situação existente nas favelas do Rio de Janeiro. Sendo relacionado as questões ao próprio design, à arquitetura e também a relação entre as pessoas e o espaço urbano, com ênfase ambiental como consciência de que o meio ambiente em questão a ser preservado e cuidado não inclui apenas as matas e mares, ou seja, a natureza, mas também o ambiente urbano em que vivemos, onde segundo o Gustavo Cleinman, a maioria dos males de fato está. Assim, foi desenvolvida uma análise dos problemas e relações encontradas tanto no mundo como nas favelas. E em sua conclusão, gerou uma proposta para sanar, ou ao menos atenuar, o problema do lixo em áreas periféricas como objetivo principal, o desenvolvimento de um novo método de coleta e transporte, mais eficiente e adaptado as condições locais para que possa ser implantado, como estudo de caso, na favela de Santa Marta.


Macaco hidráulico profissional : capacidade 1,5 t.
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1972). Consiste na projeção de um macaco hidráulico com capacidade de 1,5 t, que fosse mais leve, menos instável e menos volumoso.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Manifestações gráficas de caráter não-convencional
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1974) busca organizar conceitos para estudar as implicações socioculturais e semiológicas de manifestações gráficas não convencionais. Focando em ocorrências anônimas e espontâneas que não seguem regras estabelecidas.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Manual digital de uma Construção Comunitária
Este trabalho de conclusão de curso tem como propósito criar uma plataforma digital que demonstra de forma sistêmica o processo de uma atividade de Construção Comunitária da Organização Social TETO. Para a execução do produto serão usados conhecimentos prévios em UX Design e metodologias de UX Research. O produto será uma ferramenta para que os voluntários possam ter mais conhecimento sobre as etapas do projeto, os assuntos abordados e sua temporalidade, levando em consideração a falta de visibilidade de projetos que existe hoje na Organização.
