TFGs

Percepção de sinais. poluição visual
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1972) aborda a percepção dos sinais, considerando a semiótica e a psicologia para debater sobre a sinalização de trânsito. Posteriormente foi elaborada uma estrutura que possibilita a criação de um ambiente de trabalho, funcionando também como uma forma de sinalização.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Semiologia da comunicação visual : trabalho prático e teórico
Tese (hoje TCC) para a diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial (1970). Consiste na análise da semiologia da comunicação visual, abordando conceitos como código, signo, palavra e metalinguagem.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Sistema orientador da circulação de pessoas no interior de empresas e edifícios comerciais
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial se propõe a resolver o problema de orientação visual de pessoas a locais de seus interesses. O trabalho tem como objetivo um tratamento gráfico correspondente a informação no local programado.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Sinalização rodoviária vertical : o sinal de indicação
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1979) versa sobre sistema de sinalização vertical em rodovias. Consiste na apresentação de sinalizações de trânsito, sinais de indicação, visibilidade, legibilidade, além da proposta de um sistema de sinalização vertical.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Perturbações perceptivas por superposição de padrões regulares em espaço e tempo : considerações sobre o "moiré", o movimento estroboscópico e um estudo sobre sua aplicação
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) consiste na análise do moiré, um movimento estroboscópio e o estudo de sua aplicação.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

A industria têxtil e o "designer": A necessidade de uma relação
Tese (hoje TCC) diplomação de Programação Visual da Escola Superior de Programação Visual (1971) versa sobre a relação entre a indústria têxtil e o design no Brasil. O trabalho inclui uma análise da indústria têxtil, a participação do designer no planejamento do produto e um projeto didático sobre o processo de criação de padrões.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Imagem de marca e publicidade
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1969) que versa sobre as características das imagens de marca. Aborda questões como a importância da personalidade e significado dos produtos em anúncios, a relação dos consumidores com a marca e como essa percepção pode ser influenciada.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

A elaboração de sistema de glifos
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programação Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1968) investiga sobre a teoria dos signos ou semiótica, abordando o seu sistema de significante e significado, o processo da percepção e os meios de comunicação.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.


Desenho de alfabeto como sistema de visualização integrada de uma empresa técnico-educacional: o tipo e a configuração do environment atual
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) que versa sobre a o alfabeto-signo para a aplicação no Aeroporto Heathrow de Londres, para funções de sinalização nos ambientes.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Planejamento de um sistema de comunicação interna para hospitais : projeto de uma estação de chamada
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1966) que versa sobre como o desenhista industrial pode atender às necessidades da comunidade hospitalar através do desenvolvimento de produtos industriais adequados. O trabalho aborda questões relacionadas ao ambiente hospitalar e à integração dos diversos elementos complexos presentes nesse contexto.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Baralho dos Orixás: profanação dos dispositivos a partir do afrofuturismo
O propósito deste trabalho de conclusão de curso é a criação de um baralho temático que destaca os orixás da mitologia iorubá, com o objetivo de promover a visibilidade da cultura africana. A proposta é realizar uma intervenção em um objeto comum à luz das teorias de dispositivo e profanação de dispositivos de Michel Foucault e Giorgio Agamben. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma investigação abrangente sobre a mitologia iorubá, tarot, jogos de cartas e afrofuturismo. O documento também aborda o progresso no desenvolvimento do projeto, fornecendo detalhes sobre suas diferentes etapas. Por fim, apresenta-se o projeto do baralho temático, descrevendo o processo de criação e o desenvolvimento da identidade visual associada ao projeto.

A comunicação visual na educação da linguagem da criança surda
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1966) que versa sobre a educação infantil, a percepção dos sentidos e as relações com a comunicação visual. Aborda questões como métodos visuais de educação, oralismo e leitura labial para crianças surdas.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Memoráveis
Este projeto se propõe a documentar um pouco da nossa memória editorial carioca durante a belle époque e os costumes e hábitos da sociedade que viveu naquela época. Para isto, foi planejada, criada e desenvolvida uma animação piloto de uma série maior. Nesta animação o período considerado foi a década de 1920 e nesse espaço de tempo foi utilizada como referência e instrumento de trabalho a revista Para Todos, periódico que nasceu em 1918 e que nos anos seguintes, se tornaria um especial veículo de informação e também de divulgação do que se vivia naquela década pela população do Rio de Janeiro.

Inclusão social através da Educação de Jovens e Adultos
Este projeto pretende transpor os muros da escola com uma ação que visa à conscientização da sociedade para a necessidade de incentivar a matrícula de novos alunos no Programa de Educação de Jovens e Adultos da cidade do Rio de Janeiro. Para isso foi, elaborada uma série de cinco cartazes modulares abordando este tema sob a forma de uma campanha.

Muro Cotidiano
Muro cotidiano é um projeto de design que consiste em fazer uma interferência gráfica em um muro da Avenida Brasil, usando o conceito de modulação para criar uma reflexão na sociedade sobre a condição dos muros abandonados da avenida, e criar novas possibilidades para a programação visual deles.

Cidadão-Sim: simulador de cidadania
Cidadão Sim é um jogo para computadores cujo objetivo é auxiliar na fixação e entendimento dos conceitos básicos da cidadania a alunos do ensino fundamental. Através de um jogo de tabuleiro, a interface do jogo oferece simulações de situações do cotidiano onde o aluno/jogador pode aplicar o conteúdo apreendido nas aulas teóricas, seja em grupo ou individualmente, formando um sistema de ensino.

Calçadas de Iguaçu: memória e identidade de um projeto de urbanismo para Nova Iguaçu
O presente documento relata a concepção e o desenvolvimento do projeto "Calçadas de Iguaçu", uma investigação ao longo da História e sobre os elementos que compõem a memória e a identidade desta sociedade localizada na Baixada Fluminense. A partir de dados históricos e geográficos e de informações sobre urbanismo, arte e arquitetura, o projeto tem como desdobramento a criação de padrões e grafismos exclusivos a serem aplicados nas calçadas da cidade, como uma forma de tornar estas informações acessíveis à uma população que nem sempre cultiva o hábito de investigar suas origens e também para promover uma melhora nos aspectos visuais e utilitários das ruas iguaçuanas.


O processo criativo propriamente dito
O projeto consiste no desenvolvimento de um registro de texto e imagem sobre os experimentos e estudos realizados a cerca do processo criativo como experiência humana. Estruturado a partir de imagens e textos produzidos pelos participantes durante os experimentos, entrevistas realizadas, conteúdo teórico e estudos explicativos sobre o assunto. Objetiva uma reflexão sobre as individualidades e pluralidades ao pensar criativamente como ser (humano) consciente-sensível-cultural.


O Corpo Carioca
Cariocas é uma série de 50 cartões postais ilustrados sobre os corpos do Rio de Janeiro, onde através da linguagem caricatural valoriza-se o corpo real seja ele, gordo, magro, negro, branco ou tendo qualquer diferença em seu fenótipo.
Sendo vendido em dois pontos específicos (livrarias e bancas de jornal), os postais possuem duas versões diferentes, no formato de livro e avulsos nas bancas de jornal.
O objetivo principal desses postais é transmitir com humor uma crítica sobre os padrões de beleza impostos pela sociedade que valoriza o corpo como possível instrumento de capital.


Lettering manual: individualidade no design gráfico contemporâneo
A partir do meu interesse por ilustração manual, a minha estadia em Londres (2013-2014) e o estudo da tipografia, a ideia da abordagem temática para o meu projeto de formatura se concretizou. Essa simpatia me levou à observação de uma prática comum entre os jovens designers e estudantes que buscam o desenho e técnicas tradicionais como determinantes da sua prática do projeto. Esse desenho de letras, ou "lettering", carrega traços individuais e adiciona personalidade às composições. O produto final é uma série de cadernos que aborda a minha pesquisa e o material desenvolvido com finalidade didática, cujos tópicos são: História e Conceito, Contexto Contemporâneo e Referências, Modelos de Letras e Exercícios Prático. Além do projeto editorial, desenvolvi a identidade visual a partir da própria metodologia proposta.

De dentro a experiência é outra
Este projeto tem como principal finalidade desenvolver um novo conceito em relação à experiência da compra de móveis, se desdobrando em um projeto híbrido com três diferentes vertentes. Visa atrair tanto os interessados em design de interiores e arquitetura quanto curiosos, apaixonados por gastronomia, música e artes. Tem como principais características a experiência fundada na integração entre os cinco sentidos e a inovação através da realização de projetos desenvolvidos por estudantes ou recém formados selecionados por editais. Tem como pré-requisito sua instalação em uma casa definida como patrimônio histórico de acordo com a prefeitura local. Tendo conhecimento da falta de eventos com proposta similar ou com distanciamento dos eventos anteriores, foi possível mesclar experiências de diversos setores identificados como concorrentes para o melhor entendimento do serviço. A partir da observação desses setores, foram geradas diversas alternativas até a definição das características propostas pelo evento: integração, inovação e experimentação.

Apócrifa
Apócrifa é um projeto que resulta num filme de curta-metragem de ficção de animação de cerca de seis minutos de duração. Seu objetivo é entreter e instigar, tocando em temas eternamente espinhosos como religião, poder, frustração e existencialismo, com um toque de humor. O curta mostra a trajetória de Deus ao anunciar o fim do mundo, sua interação com a humanidade e com seus anjos subalternos, e seu confronto com o filósofo alemão Friederich Nietzsche. A história busca humanizar a figura de Deus, dando a ele características e emoções humanas como vaidade, frustração, dúvida, insegurança e afeto, narrando um momento crucial na vida do personagem. O repertório visual mistura personagens cartunizados, colagens e cenários de pintura suave, mas também conta com um momento de experimentação em mesclar a linguagem da colagem com animação, apropriando-se e manipulando recortes de pinturas clássicas e renascentistas A animação é executada quadro a quadro digitalmente.

Praças Saens Peña: narrativas visuais sobre seus usos e experiências
Praças Saens Peña é um livro composto por um conjunto de histórias em quadrinho curtas, mostrando diferentes experiências e usos que a praça do título teve ao longo das décadas de sua existência. Foi desenvolvido por Cadu França como projeto de conclusão de graduação na Escola Superior de Desenho Industrial, inicialmente sob orientação da professora Zoy Anastassakis e posteriormente da professora Barbara Szaniecki. Com seis protagonistas em cinco histórias que nunca se encontram temporalmente (apesar de existirem no mesmo espaço), o projeto busca refletir sobre a relação dos usuários com este espaço público e sobre a imagem dos moradores da Tijuca ao registrar suas existências, o bairro e a cidade.


Adornos: Um retrato do folclore brasileiro
Adorno - Aquilo que enfeita ou adorna
O TCC em questão, nos traz uma proposta para o desenvolvimento de adornos com inspiração nas lendas do norte do Brasil.
Os adornos indígenas brasileiros são uma rica fonte de inspiração para o design contemporâneo, com suas formas orgânicas, cores vibrantes e técnicas artesanais únicas. A utilização desses elementos pode trazer autenticidade e valor cultural às criações modernas. Com isso em mente, o foco está nas áreas de patrimônio material, utilizando produções artesanais indígenas para tais ornamentos, nos quais seis das dez histórias apresentadas foram usadas como inspiração para os enredos e significados.
Ao longo do TFG, encontram-se instruções, inspirações, exemplos e processos criativos e práticos que são importantes para o significado e a realização dos ornamentos apresentados