--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Revista Arcos: O projeto nas frestas

volume: 14 | nº: 1 | ano: 2021 | O projeto nas frestas

O número 14 da Arcos Design faz parte do conjunto de publicações que marca a retomada da revista por esta equipe editorial que assumiu o periódico em 2021. Nesta edição, refletimos sobre a ideia de projeto diante das emergências do século XXI. Tão caro à área do design, a noção de projeto é aqui evocada em uma perspectiva ampliada, considerando seu lugar na formação dos profissionais do design, da arquitetura e do urbanismo.

A publicação deste número marca, também, os vínculos temáticos ampliados na Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ com a criação, em 2015, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. A partir daí a ESDI passa a abrigar, além do curso em Design, o curso de Arquitetura e Urbanismo. Este número da revista Arcos Design se localiza neste diálogo, encontrando como ponto de contato o debate sobre “O projeto nas frestas”.

A proposta do número 14, nos volumes 1 e 2, da revista toma como base o Seminário Internacional “O projeto nas frestas: o ensino de arquitetura e urbanismo no contexto de emergências do presente”, organizado por um grupo de professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial, DAU/ESDI/UERJ, em 2021.

O seminário teve como proposta construir um espaço para diálogos e reflexões sobre a noção de projeto, pensando nas importantes transformações que se impõem diante das mudanças do mundo, de forma a refletir e ressignificar o lugar do projeto nos currículos acadêmicos, pensando de forma mais aproximada das demandas e emergências sociais da vida. O conceito de Frestas, cunhado por Luiz Antônio Simas, se estabeleceu como base fundamental para os diálogos que se propunham a debater possibilidades de construção de novos olhares sobre a ideia de projeto.

Considerando a relevância temática do seminário e a vocação da revista,convidamos os palestrantes para publicar suas reflexões neste número. Adotamos, como estratégia metodológica, a transcrição das palestras, que foram revistas, trabalhadas e transformadas em artigos científicos pelos autores.

Desta forma, torna-se importante destacar que todos os textos aqui reunidos guardam, em sua escrita, essa característica: originalmente foram falas.

Três eixos temáticos marcaram o seminário: da prática e da teoria: entre nascer e (re)existir; entre Nostalgias e utopias: tecnologias e desafios de experimentar o presente; sociedades, territórios, culturas e políticas. Como caminho editorial, os textos aqui reunidos trazem as reflexões ampliadas de cada um desses eixos, apresentados em recortes específicos, tratados a seguir.

O primeiro recorte, inserido na proposta

  • “Diálogos Horizontais: outras arquiteturas”, traz o artigo “Sobreposições e borramentos: urbanismo, Paris.

No segundo momento, refletimos sobre a proposta

  • No artigo “Partilhas afro-diaspóricas sobre arquitetura, urbanismo e racialidade”, a professora Gabriela Gaia traz importantes contribuições temáticas no debate das “Epistemologias decolonias” na racialização do debete em um campo de saber historicamente marcado pela construção de uma branquitude patriarcal e heteronormativa.

Como encerramento, trazemos o artigo

  • “O ensino de projeto e o digital: notas sobre futuros possíveis”, do professor Marcelo Tramontano que se insere nos diálogos propostos a partir da ideia de “tecnologias do Presente: entre o high tech e low tech”.

Assim, fechamos esta edição reafirmando o compromisso da revista Arcos Design de se manter atenta às produções significativas da Pós-Graduação nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design, buscando contribuir com a divulgação de relevantes pesquisas no Brasil.riferias insurgentesJosé Eduardo Ferreira Santos (Acervo da Laje, Brasil)37 Partilhas afrodiaspóricas sobre arquitetura, urbanismo e racialidadeGabriela Leandro Pereira (UFBA, Brasil)48 O ensino de projeto e o digital: notas sobre futuros possíveisMarcelo Tramontano (IAUUSP, Brasil