Revista Arcos: O projeto nas frestas
volume: 14 | nº: 1 | ano: 2021 | O projeto nas frestas
O número 14 da Arcos Design faz parte do conjunto de publicações que marca a retomada da revista por esta equipe editorial que assumiu o periódico em 2021. Nesta edição, refletimos sobre a ideia de projeto diante das emergências do século XXI. Tão caro à área do design, a noção de projeto é aqui evocada em uma perspectiva ampliada, considerando seu lugar na formação dos profissionais do design, da arquitetura e do urbanismo.
A publicação deste número marca, também, os vínculos temáticos ampliados na Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ com a criação, em 2015, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. A partir daí a ESDI passa a abrigar, além do curso em Design, o curso de Arquitetura e Urbanismo. Este número da revista Arcos Design se localiza neste diálogo, encontrando como ponto de contato o debate sobre “O projeto nas frestas”.
A proposta do número 14, nos volumes 1 e 2, da revista toma como base o Seminário Internacional “O projeto nas frestas: o ensino de arquitetura e urbanismo no contexto de emergências do presente”, organizado por um grupo de professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial, DAU/ESDI/UERJ, em 2021.
O seminário teve como proposta construir um espaço para diálogos e reflexões sobre a noção de projeto, pensando nas importantes transformações que se impõem diante das mudanças do mundo, de forma a refletir e ressignificar o lugar do projeto nos currículos acadêmicos, pensando de forma mais aproximada das demandas e emergências sociais da vida. O conceito de Frestas, cunhado por Luiz Antônio Simas, se estabeleceu como base fundamental para os diálogos que se propunham a debater possibilidades de construção de novos olhares sobre a ideia de projeto.
Considerando a relevância temática do seminário e a vocação da revista,convidamos os palestrantes para publicar suas reflexões neste número. Adotamos, como estratégia metodológica, a transcrição das palestras, que foram revistas, trabalhadas e transformadas em artigos científicos pelos autores.
Desta forma, torna-se importante destacar que todos os textos aqui reunidos guardam, em sua escrita, essa característica: originalmente foram falas.
Três eixos temáticos marcaram o seminário: da prática e da teoria: entre nascer e (re)existir; entre Nostalgias e utopias: tecnologias e desafios de experimentar o presente; sociedades, territórios, culturas e políticas. Como caminho editorial, os textos aqui reunidos trazem as reflexões ampliadas de cada um desses eixos, apresentados em recortes específicos, tratados a seguir.
O primeiro recorte, inserido na proposta
- “Diálogos Horizontais: outras arquiteturas”, traz o artigo “Sobreposições e borramentos: urbanismo, Paris.
No segundo momento, refletimos sobre a proposta
- No artigo “Partilhas afro-diaspóricas sobre arquitetura, urbanismo e racialidade”, a professora Gabriela Gaia traz importantes contribuições temáticas no debate das “Epistemologias decolonias” na racialização do debete em um campo de saber historicamente marcado pela construção de uma branquitude patriarcal e heteronormativa.
Como encerramento, trazemos o artigo
- “O ensino de projeto e o digital: notas sobre futuros possíveis”, do professor Marcelo Tramontano que se insere nos diálogos propostos a partir da ideia de “tecnologias do Presente: entre o high tech e low tech”.
Assim, fechamos esta edição reafirmando o compromisso da revista Arcos Design de se manter atenta às produções significativas da Pós-Graduação nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design, buscando contribuir com a divulgação de relevantes pesquisas no Brasil.riferias insurgentesJosé Eduardo Ferreira Santos (Acervo da Laje, Brasil)37 Partilhas afrodiaspóricas sobre arquitetura, urbanismo e racialidadeGabriela Leandro Pereira (UFBA, Brasil)48 O ensino de projeto e o digital: notas sobre futuros possíveisMarcelo Tramontano (IAUUSP, Brasil